sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fidel Castro continua forte em Cuba

13/08 - 10:48 - Redação com agências internacionais

HAVANA - O líder cubano Fidel Castro comemorou nesta quinta-feira seu aniversário de 83 anos com uma sombria advertência sobre a crise econômica mundial e a promessa de "seguir adiante".

Em um texto publicado pelo jornal Granma, Fidel apresenta aos cubanos um obscuro panorama sobre a crise que atinge o mundo e a ilha que governou durante quase meio século.

"Alguns falam que a crise econômica é o fim do imperialismo. Talvez deve ser questionada se não significa algo pior para nossa espécie", escreveu.
"Na minha opinião, o melhor sempre será ter uma causa justa a defender e a esperança de seguir adiante", acrescentou.

Embora seu irmão mais novo, Raúl Castro, que tem 78 anos, o tenha substituído como presidente no ano passado, Fidel continua a ser uma voz internacional poderosa para Cuba, por meio de colunas regulares que escreve para jornais estatais.

Seu papel no governo de Cuba é menos claro, mas é de conhecimento geral que Raúl dirige os assuntos do dia-a-dia consultando Fidel.

"É ainda, acredito, uma parceria, mas Raúl é agora o parceiro mais importante," disse Brian Latell do Instituto para Assuntos Cubanos e Cubano-Americanos da Universidade de Miami. "Fidel não tem mais condições de envolver-se nos assuntos do dia-a-dia".

Nenhum comentário:

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)