sexta-feira, 31 de julho de 2009

Carta-compromisso, há quase 3 anos...

Divulgação: Sindicato Estadual de Educaçao RJ

I Seminário do PPGEduc/UFRRJ

Vagas limitadas (130)
Inscrições gratuitas pela internet
Dias 18 e 19/08/2009
Local: Seropédica. Salão Azul (P1, UFRRJ)

O evento será dividido em duas mesas. A primeira, “Educação e Crise do Capital”, tem por objetivo trazer à luz as reflexões sobre a educação em um contexto de aprofundamento dos níveis de regressão social e barbárie gerada pela crise do sistema capital. A segunda, “Educação e contemporaneidade: por uma reflexão crítica”, pretende aprofundar a reflexão sobre a educação contemporânea, apontando questionamentos e problematizações sobre o significado e/ou a identidade dos processos no contexto contemporâneo, marcado pela emergência de processos societários transgressores da lógica identitária, do princípio hegemônico, da matriz científica de conhecimento e da aprendizagem.

Inscrições de 27/07 a 05/08

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Enem: simulado divulgado pelo Inep

30/07 - 00:13
Redação com Agência Brasil

Este artigo segue as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

BRASÍLIA - Os 4,5 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem conhecer nesta quinta-feira como será a prova do novo modelo de seleção para a maioria das universidades federais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou à meia-noite um simulado com 40 questões-modelo em sua página na internet. Pelo menos 48 das 55 universidades federais utilizarão a nota do Enem em alguma etapa de seleção.
- Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

- Prova de Matemática

- Prova de Linguagens e Códigos

- Prova de Ciências Humanas

O simulado tem 10 questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos e matemática. “O objetivo é que os alunos tenham uma ideia do tipo de questões que encontrarão no Enem e possam se preparar melhor para as mudanças”, disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

A grande diferença entre as questões de edições anteriores do Enem e as da nova prova será o grau de dificuldade, segundo Fernandes. Antes, o exame era considerado mais fácil que os vestibulares das universidades mais concorridas.

Assim como na prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, cada questão tem cinco alternativas, com apenas uma resposta correta. De acordo com o Inep, se o estudante deixar uma questão em branco, o sistema de correção identificará a ausência de resposta como erro.

Junto com o simulado, o Inep também divulga o gabarito, com as respostas corretas das questões. No entanto, os estudantes não poderão simular a nota que tirariam na prova, porque o simulado tem menos questões, e porque o cálculo final não levará em conta apenas a quantidade de acertos, mas informações como o grau de dificuldade da resposta acertada e a combinação de itens acertados no exame inteiro.

“Dá para ter uma noção do desempenho, mas não dá para dizer qual será a nota. A tendência é que quem acertar mais questões, terá notas maiores, mas isso não irá acontecer necessariamente.”

A metodologia utilizada será a Teoria de Resposta ao Item (TRI), na qual as notas não seguem o padrão tradicional em que o número de acertos corresponde à nota final. Os resultados são estruturados numa escala de proficiência. Um estudante que acertar 50 questões, por exemplo, pode ter nota menor que um colega que acertar 45, dependendo do grau de dificuldade dos itens marcados corretamente.

“Ela [a metodologia] olha não só o número de acertos, mas que item que [o candidato] acertou: se era mais fácil, mais difícil. Além disso, tenta controlar outras características, como o acerto ao acaso. É um modelo muito mais refinado para apurar o desempenho dos estudantes”, explicou Fernandes.

Mais simulados poderão ser divulgados pelo Inep antes da realização das provas em outubro. A prova do Enem terá 180 questões, 45 para cada área de avaliação. Além das questões de múltipla escolha, os estudantes também farão uma redação. Os resultados das provas serão divulgados no dia 4 de dezembro, e a nota da redação no dia 8 de janeiro de 2010. No site do Inep.

Leia mais sobre: Enem

Mais sobre o Enem em Jornal da Educação

quarta-feira, 29 de julho de 2009

El presidente Zelaya habría ingresado clandestinamente a Honduras

Divulgação: César Órtega, 29de julho de 2009

Para organizar la resistencia al régimen instaurado por un golpe militar. Medios radiales y televisivos del Caribe lanzaron la noticia este mediodía.
@DIN, 20 de julio de 2009 - 14:10 - Según sostienen Radio La Primerísima, de Nicaragua, y el periódico La Señal, de Argentina, el presidente de Honduras, Manuel Zelaya Rosales, ya está en territorio de su país. Después de burlar los aparatos de inteligencia y los destacamentos de artillería antiaérea de los militares que lo depusieron y que intentaban derribar el avión de la Alternativa Bolivariana para los pueblos de nuestra América (ALBA) en que se movilizaba, Zelaya se dispondría a organizar la resistencia.
El periodista Sergio Miranda, quien asegura tener un estrecho vínculo con el presidente nicaragüense y secretario general del Frente Sandinista de Liberación Nacional (FSLN), reveló en "Radio Ya", que Zelaya ya logró establecer una base de operaciones en Honduras.

@DIN Más información, desarrollo y análisis de las noticias
@DIN Santiago del Estero
Publicación Abierta
AGUARINABO TV

terça-feira, 28 de julho de 2009

“Epidemia” de gripe suína: ensaio global de controle social

Artigo completo

Divulgação: César Ortega*

Nosso companheiro César, em 25 de Maio de 2009 escreveu este artigo, considerando, não só a realidade de seu país, o México, como, também, partindo para o mundo, a fim de encaminhar para reflexão vários questionamentos.

César sutenta que:

"Durante as últimas semanas, alardeou-se por todo o mundo o perigo de uma pandemia que estaria sendo proliferada a partir do México. Por trás de todo o sensacionalismo explorado pela mídia, não haveriam interesses políticos, estes sim, muito mais perigosos?"

(...)

Segundo César, "a idéia da “epidemia mundial” não é senão uma grave deformação e exagero por parte da mídia e dos governos, como útil conjunção de diversas formas de controle social, e como esse cenário não resiste a uma análise crítica, se inserido no contexto sociopolítico mexicano. Estou tentando proporcionar vários links para a procura de mais informação e a sustentação das minhas teses, e espero que esses elementos sejam úteis, sobretudo, para desmanchar o medo e a desinformação nesta conjuntura, no qual se reuniram o poder da mídia, o poder do complexo militar-industrial, encabeçado pelo poder farmacêutico, e a cumplicidade de múltiplos níveis do “governo mundial”.


"Quantas pessoas afetadas por doenças mais comuns estão sendo ou foram levadas, pela psicose alimentada na mídia, a correr a procurar uma medicação, uma máscara, atenção sanitária, pensando que são afetadas por uma doença mortal? Quanto do estresse cotidiano é conduzido para a preocupação que está sendo levantada e sustentada pela mídia? Somente nos Estados Unidos, 36 mil pessoas morrem anualmente por causa de uma gripe normal… Quantas morrem no México e em todo o mundo por doenças curáveis e porque não têm o dinheiro para a medicação ou porque os sistemas de saúde não dão conta delas? Quantas por fome? Quantas mortes ocorrem diariamente nas favelas do Rio de Janeiro em resultado das políticas de “segurança pública”? Para quantas a crise econômica global está sendo mais letal que este novo vírus? Quantas pessoas sabem que o medicamento Tamiflu, indicado para a gripe suína, e que está sendo produzido e adquirido em massa, é fabricado, entre outras, pela firma norte-americana Gilead Sciences Inc., cujo conselho de acionistas é dirigido por nada menos que Donald Rumsfeld, o ex-ministro da defesa de G. W. Bush, e pelo visto o cérebro da continuidade da política exterior norte-americana?"


(...)

* O autor é mexicano, tem formação em Psicologia Social, cursa mestrado de estudos latino-americanos na UNAM (Universidad Nacional Autônoma de México), integra o coletivo mexicano Jóvenes en Resistencia Alternativa e não foi infectado pelo vírus.

Contato: mlnudo@hotmail.com

Leiam o artigo completo

Atos secretos

Divulgação: Boletim eletrônico PSOL, 27/07/2009



Leia mais

Governo perde controle da gripe suína

Divulgação: Boletim eletrônico PSTU, 27/07/2009

Número de casos não para de crescer e demonstra incapacidade dos governos de enfrentar pandemia

O Ministério da Saúde confirmou, no dia 16 de julho, 1.175 casos da gripe suína, chamada agora de gripe A. O estado de São Paulo concentra a maioria dos casos (512), seguido pelo Rio Grande do Sul (135) e pelo Rio de Janeiro (128). Pelo menos 15 pessoas morreram devido à gripe.

Os números divulgados se referem apenas a casos confirmados, e o total de pessoas infectadas pelo vírus transmissor da gripe A pode ser bem maior, já que o diagnóstico da doença é difícil e demorado. O aumento de casos também torna praticamente impossível o monitoramento de novas pessoas infectadas.
De qualquer maneira, os 1.175 casos confirmados da gripe suína revelam o descontrole da expansão do vírus. Algo que demonstra a completa incapacidade dos governos para enfrentar a situação. Em 15 dias, o número passou de 74 casos confirmados para 861 com uma morte confirmada.

A disseminação assustadora do vírus obrigou o governo federal a reconhecer que a transmissão da gripe já é local, ou seja, se dissemina sem a necessidade de haver contato com alguém que esteve no exterior. Pelo menos 28% dos casos comprovados foram transmitidos localmente.

Uma explicação para o descontrole

Enquanto o número de casos no Brasil aumentava, o governo federal não liberava as verbas necessárias para as ações de enfrentamento ao vírus. No dia 20 de maio uma medida provisória autorizou a utilização de R$129 milhões para a prevenção e o
enfrentamento de uma pandemia. Dois meses depois, apenas 7% do total anunciado foram aplicados no combate à gripe suína.

O Rio Grande do Sul, estado que tem o maior número de mortes causadas pela nova gripe, também não deu atenção à saúde da população. Na semana passada, a governadora Yeda Crusius (PSDB) rejeitou uma emenda popular à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010, que destinava 12% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT) para saúde. Para piorar, nos últimos seis anos, o governo reteve bilhões de reais da verba para os investimentos em saúde.

Leia o artigo na íntegra

PORTAL DO PSTU

*Gravações complicam ainda mais Sarney

*Manuel Zelaya cruza a fronteira, mas depois recua

*Crise faz cair popularidade de Obama

*Reunião da Conlutas debate luta internacionalista e ocupação do Haiti


LEIA NO PORTAL

DA LIGA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

* Argentina: Um governo em crise que tenta retomar a iniciativa

*Índia:Repudiemos o "estado de terror" em Lalgarh


* Equador:O Governo de Correa ataca a Universidade Pública

sexta-feira, 24 de julho de 2009

La irresistible decadencia del progresismo

La irresistible decadencia del progresismo

Raúl Zibechi

El progresismo, corriente política gubernamental que ha dado continuidad al modelo neoliberal enarbolando un discurso similar al de las izquierdas, está acelerando su declive. El resultado de las elecciones parlamentarias argentinas del pasado domingo, que registraron un retroceso del kirchnerismo, puede representar el comienzo de la cuenta atrás de una corriente diferenciada de los procesos de Bolivia y Venezuela, que buscan implementar cambios en una dirección opuesta al neoliberalismo.

En los próximos meses se realizarán elecciones en los otros tres países que completan el grupo de gobiernos progresistas: en octubre se elige presidente en Uruguay y en diciembre en Chile, mientras en octubre de 2010 habrá elecciones en Brasil. En Chile es muy probable que triunfe la derecha, por vez primera desde el fin de la dictadura de Augusto Pinochet. En Uruguay el candidato del Frente Amplio, el tupamaro José Mujica, representante de los sectores populares castigados por el ajuste estructural, tendrá dificultades para vencer al neoliberal ex presidente Luis Alberto Lacalle. En Brasil el candidato socialdemócrata José Serra mantiene holgada ventaja, pese a que aún falta un año para las elecciones.

Lo más probable es que la región complete un giro a la derecha de gran impacto, ya que afecta a los principales países. Algo así reflejaron las urnas en Argentina, cristalizando un viraje que ya se había manifestado durante la protesta del campo contra el gobierno de Cristina Fernández en el primer semestre de 2008. Estamos ante tendencias de fondo que no se verán frenadas, aunque en Chile vuelva a ganar la Concertación y en Uruguay lo haga el Frente Amplio. El giro conservador tiene raíces profundas y se proyecta como una sombra negra sobre toda la región, y de modo muy particular sobre los movimientos sociales y los procesos de cambio que se registran en Bolivia y Venezuela.

Leia texto completo

BIBLIOTECA MARXISTA


Obras clássicas do marxismo disponíveis em português:
Textos de Karl Marx e Engels
Manifesto do Partido Comunista (Marx e Engels)
Teses sobre Feuerbach (Marx e Engels)
Mensagem do Comitê Central à Liga dos Comunistas (Marx e Engels)
O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (Marx)
Salário, Preço e Lucro (Marx)
e mais...



Textos de Lenin
Que Fazer?
Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo
Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo
O Estado e revolução
e mais...

BIBLIOTECA MARXISTA

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Honduras: resistêcia e luta

Divulgação: Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional (LIT-QI)
20 de julho de 2009



Nas últimas três semanas, o povo trabalhador hondurenho vem mostrado uma força histórica: dezenas de milhares participam da resistência contra o golpe de Estado, suportando a repressão e a perseguição. Está nas mãos do movimento popular manter a luta de rua e, sobretudo, garantir uma Paralisação Cívica Nacional para derrotar os golpistas, garantir seu julgamento e castigo e derrubar as velhas instituições através da convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, livre e soberana.

Ler mais...

MEC dá o tiro de misericórdia na escola pública média

Divulgação: Paulo Ghiraldelli Jr.
Qua, 22 de julho de 2009 20:33

Leia matéria completa



Capitaneado por Fernando Haddad, o MEC e o CNE deram o tiro de misericórdia na escola pública de ensino médio. Tudo ia mal nessa escola, e ela estava agonizando. Pode-se ficar calmo agora, ela não vai mais sofrer. Virá o descanso eterno.

Essa escola foi o nosso orgulho no passado. Éramos um Brasil que iria ter futuro, quando olhávamos tal escola. Seus professores eram tão ou mais importantes que os das faculdades. Cada disciplina dava condição de se aprender realmente o que iria ser requisitado no início da faculdade. Isso foi assim, e só faz vinte ou trinta anos. Tornada profissionalizante pela LDBN de 1971 e, depois, conduzida a uma descaracterização total ao final do Regime Militar, ela nunca mais se recuperou. Oito anos de governo FHC e, então, mais oito anos com Lula, e ela só piorou. Finalmente encontrou-se a solução, típica de veterinário ruim: sacrificá-la.

Agora sim, realmente dá para entender o que o ministro Fernando Haddad queria dizer quando ligou para minha casa, querendo se desculpar pela sua articulação com os grupos empresariais - nitidamente conservadores - do movimento "Todos pela Educação". Também agora consigo ver, claramente, a razão do Jarbas Passarinho dizer publicamente que "ah, gosto daquele moço".

É que Fernando Haddad tinha uma tendência de falar de socialismo e posar de esquerda, mas sua prática política é a da direita. Se não é no todo, é nas partes principais. No caso da medida sobre a escola média, o ato é visivelmente reacionário.

Segundo as novas regras a escola média poderá optar por estudos interdisciplinares. Ela poderá diluir as disciplinas tradicionais em "eixos temáticos". Além disso, os
estudos poderão ser organizados pelo aluno. Há mais novidades, mas nem vale a pena citar - é tudo muito triste.

As conseqüências disso, nós já sabemos. O pessoal do MEC e adjacências leu demais Edgar Morin, mas não entendeu. Acreditou que interdisciplinaridade é coisa simples. Na prática, o que ocorrerá será o seguinte: a escola particular terá condições de se flexibilizar e, funcionando por eixos, terá a chance de contratar professores menos especializados e, até mesmo, um professor para diversos assuntos. Economizará com isso, principalmente em direitos trabalhistas. Ao mesmo tempo, tendo que colocar os alunos nas faculdades, voltará a fortalecer o sistema integrado com o cursinho, como já se fazia. Assim, o MEC dá um presentão para os donos de escolas. É a festa do empresariado do ensino médio, e nós pagamos a conta.

Paulo Ghiraldelli Jr. é filósofo

http://ghiraldelli. ning.com e http://filosofia. pro.br

Fonte: http://rluizaraujo.blogspot.com/

terça-feira, 21 de julho de 2009

Plenária da Campanha dos Transportes com os movimentos sociais.

Divulgação: LEANDRO MACHADO DOS SANTOS MACHADO
21 de julho de 2009 17:41


CIDADE EM MOVIMENTO

A garantia de direitos sociais como saúde, educação, emprego e cultura passa necessariamente pelo direito à mobilidade urbana e ao pleno acesso à cidade. Assim, a luta em torno do transporte público, serviço público essencial garantido na Constituição Federal, tem grande capacidade de mobilização enquanto bandeira dos diversos movimentos sociais.
Hoje, no Rio de Janeiro há a concentração dos bens e serviços no centro e na zona sul da cidade, com presença precária ou nula no restante da zona metropolitana. E vale lembrar que mesmo dentro da zona sul e do centro existem espaços, as favelas, onde esses serviços essenciais são negados.
Desta forma, um transporte público acessível e de qualidade é fundamental para que a maior parte da população possa exercer seus direitos mais básicos.No entanto, segundo o DENATRAN, 40% da população brasileira não utiliza transporte público devido ao preço das tarifas.
Essa realidade é reflexo do domínio dos interesses do capital privado e financeiro sobre o transporte público, pois a sua privatização é responsável pelo aumento contínuo de lucros imensos baseados na associação com a expeculação imobiliária, ocasionando uma elevação constante das tarifas, a concentração territorial dos serviços, a superlotação e a superexploração dos trabalhadores do setor.


Leia o texto completo

Companheiras e Companheiros,

A presença de todos é fundamental na plenária da Campanha dos Transportes com os movimentos sociais,

ESSA QUARTA-FEIRA, 18:00 HORAS, no SEPE( Sind. dos Profissionais da Educação do Estado, na Cinelândia)
Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar

Veja o mapa de como chegar no SEPE a partir da Cinelândia e o texto de convocação para a Plenária.







Anexo(s) de kenzo soares seto

segunda-feira, 20 de julho de 2009

XIV Bienal do Livro : Obras selecionadas

Divulgação: Aristóteles Berino (aristotelesberino@yahoo.com.br), em 20/07/2009

Obras selecionadas para participarem no estande do Sinpro-Rio na XIV Bienal do Livro

Em ordem alfabética:

1) A casa bem-assombrada - Luiz Fernando Abreu Araújo

2) A economia política da diferença - Aristóteles de Paula Berino

3) A magia da matemática: atividades investigativas, curiosidades e histórias da matemática - Ilydio Pereira de Sá

4) A menina que viu o mar - Catia Cilene de Paula Affonso

5) Antonio Fraga: personagem de si mesmo - Maria Célia Barbosa Reis da Silva

6) Com rima vai bem, sem rima também - Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke

7) Contos e fatos vividos e ouvidos por um suburbano - Osmir Pereira

8) Curso de teoria geral do estado - Lier Pires Ferreira Júnior

9) Doze mulheres contam - Sônia Maria da Silva Moura

10) Letramento: uma prática em busca da (re)leitura do mundo - Jaqueline Luzia da Silva

11) Manifestos políticos do Brasil contemporâneo - Lincoln de Abreu Penna

12) Metodologia da Pesquisa Científica; como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento - Albenides Ramos de Souza

13) O samba-enredo visita a História do Brasil - Luiz Sergio Dias e Rubim Santos Leão de Aquino

14) O universo do corpo: masculinidades e feminilidades - Elaine Romero

15) Olímpica mitologia - José Maria Dias da Silva

16) Papai...mamãe...o que é ética? - Cayo Marcus Lames Silva

17) Pessoas, palavras e valores: elos em construção - Samanta Obadia

18) Pororoca - artes visuais e textos - Alexandre Damiano Junior

19) Sonhar não é proibido: os sonhos de uma nova escola e de um novo professor - Sérgio Pinto Magalhães

20) Tudo o que você faz diariamente tem a ver com... química! - Mariza Magalhães



http://www.sinpro-rio.org.br/

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Palestra - Crise no Irã: A Revolução começou!

divulgação: Luiz Cláudio 16 de julho de 2009

Olá para todos,
Envio o convite para esta palestra. Vamos conhecer um pouco mais o que está acontecendo no mundo e as transformações sociais.

Tema - Crise no Irã: A Revolução começou!
Anexos: 2 textos para o estudo

Uma crise econômica de proporções gigantescas assola o mundo. Neste momento se realiza uma eleição no Irã, onde, de um lado a ditadura teocrática dos Aiatolás tenta se manter no poder a todo o custo e de outro o povo iraniano quer se libertar dos seus opressores através das urnas. A fraude é a arma utilizada pelo regime para roubar a vontade do povo e mantê-lo submisso. O povo sai às ruas, milhões querem a verdade neste processo eleitoral. E isto é só o começo...

Convidamos todos para participarem conosco deste importante debate e conhecer a história de um povo que em 1979 fez uma revolução e derrubou o Xá Reza Pahlavi e hoje quer conquistar o seu futuro roubado.

Data: 18 de Julho de 2009
Horário: 15 horas
Local: Sede da Esquerda Marxista (RJ)
Rua Alcindo Guanabara nº 17/21 Sala 1604 - 16º andar - Sala 1604
Edifício Teatro Regina - Cinelândia - Centro

P.S.: Confirme a sua presença enviando um e-mail ou ligando para nós.
Luiz Cláudio: 7616-2381 e luizclaudio@bol.com.br
Fernando: 9326-8979 e fernandobleal@yahoo.com.br

Saudações Socialistas!
Luiz Cláudio
Tel.: (21) 7616-2381 (Claro Rio)
e-mail: luizclaudio@bol.com.br
Skype: luiz1917
MSN Messenger: luizclaudio@bol.com.br
Yahoo Messenger: luiz1917
Orkut: luizclaudio@bol.com.br
Facebook: luizclaudio@bol.com.br

Junte-se à ESQUERDA MARXISTA
www.marxismo.org.br

ANEXOS
A Revolução Iraniana - o que significa e para onde vai ?
O 18 Brumário de Mahmoud Ahmadinejad

EDUCAÇÃO ( Cartilha dos Grêmios Livres )

Coração de Estudante (ver a cartilha completa)

Tempo de estudante é sempre lembrado com suspiros pela maioria dos adultos: saudosismo?
Pode ser, mas como esquecer aquele ânimo bom para descobrir o mundo e mudá-lo? Juventude é tempo de idealismo.
Claro que alguns, presos pela ideologia capitalista, logo jogam seu sonho no consumo: uma BMW antes dos 30 anos...

Esta cartilha não é para quem já está integrado assim.

O que você vai ler a seguir é útil para quem acredita na solidariedade e na capacidade dos seres humanos organizados criarem uma sociedade mais justa, participativa e fraterna.

Conhecendo a biografia de grandes figuras do século passado - um Gandhi, uma Pagú, um Che Guevara, um Mandela, um Chico Mendes, uma Rosa Luxemburgo, um Betinho - você vai constatar que todos, de alguma maneira, viveram com muita intensidade seu tempo (curto ou longo) de escola. E ali começaram a definir o sentido maior de suas vidas. Como diz o povo, "é de menino que se torce o pepino".

Escola boa não é apenas a que tem dedicados professores e ensina legal as matérias. Escola inteira é a que acolhe a participação dos alunos, e aluno aplicado é aquele que quer ir além da sala de aula, do conhecimento acadêmico. Estudante, professor, funcionário e escola têm que estar abertos para o mundo e suas contradições .
Fechando portas e janelas para os dramas e esperanças da Humanidade, a escola será um "faz de conta", uma farsa.
Por tudo isso, o Grêmio, criado por iniciativa dos estudantes, é um fundamental direito de cidadania e uma decisiva educação extra-classe. Sua existência, que tanto incomoda as ditaduras e aborrece os seus filhotes autoritários, está garantida por uma lei da ex-deputada Rose de Souza.
O Grêmio Estudantil traz a VIDA para a escola, pelas mãos agitadas daqueles que sabem que "há que se cuidar do mundo e tomar conta da amizade".
Saiba como fazer.

E vamos à luta, galera!

Chico Alencar foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, e ex-presidente do Grêmio do Colégio de Aplicação da UERJ (1968-1969) e hoje é Deputado Federal.

I Seminário Discente do mestrado em Educação PPGEduc/UFRRJ

Dias 18 e 19/08/2009
Local: Seropédica. Salão Azul (P1, UFRRJ)

Programação
Conferência de abertura
18 de agosto 14:30h
Dermeval Saviani

Mesas Temáticas
19 de agosto

Mesa I (manhã): Educação e a crise do capital
Gaudêncio Frigotto
Lúcia Neves
Marildo Menegat
Mediador: Leandro dos Santos

Mesa II (tarde): Educação e contemporaneidade: por uma reflexão crítica
Nilda Alves
Jailson do Santos
Aristóteles Berino
Mediadora: Rosineide de Freitas

inscrições gratuitas no site http://www.ufrrj.br/posgrad/ppgeduc/ de 27/07 a 05/08 ou no dia do evento.

PRECISA-SE DE PROFESSORES

CURSOS PARA PROFESSORES TÊM BAIXA PROCURA
MEC fará campanha na TV para estimular pré-inscrição dos profissionais da rede pública.
(O Globo, 15 de julho de 2009)


Demétrio Weber

BRASÍLIA. A baixa adesão dos professores da rede pública ao programa federal que oferece cursos gratuitos de licenciatura está preocupando o Ministério da Educação. Quinze dias após a abertura do prazo, apenas 3.488 profissionais fizeram a pré-inscrição pela internet, o que corresponde a 6,59% do total de 52.894 vagas que estarão disponíveis no segundo semestre deste ano.
As vagas serão oferecidas inicialmente em 18 estados, entre eles o Rio. Preocupado, o MEC lança hoje uma campanha publicitária na TV. A aposta é que o público-alvo do governo - professores dse escolas estaduais e municipais - desconhece o programa e os procedimentos de pré-inscrição pela internet

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quem tem medo do ZERO na redação ?

Vestibular 2010: Unicamp aceitará novo Enem 2009 mesmo com nota zero na redação

O Globo

RIO - A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) responsável pelo processo seletivo da Universidade de Campinas (Unicamp) vai aceitar a nota do novo Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem), mesmo daqueles candidatos que tiverem zerado na redação. Os candidatos poderão utilizar do exame, desde que autorizado no ato da inscrição para o vestibular. A decisão foi tomada em virtude do calendário do Inep/MEC para divulgação das notas da redação do Enem 2009.

Até o vestibular passado, para compor parte da nota da 1ª fase do vestibular, o candidato não poderia ter tirado zero na redação, apesar de só a nota da prova de conhecimentos gerais do Enem ser usada pela Unicamp.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2010 acontecem de 13 de agosto a 6 de outubro exclusivamente pela internet .

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)