terça-feira, 28 de julho de 2009

“Epidemia” de gripe suína: ensaio global de controle social

Artigo completo

Divulgação: César Ortega*

Nosso companheiro César, em 25 de Maio de 2009 escreveu este artigo, considerando, não só a realidade de seu país, o México, como, também, partindo para o mundo, a fim de encaminhar para reflexão vários questionamentos.

César sutenta que:

"Durante as últimas semanas, alardeou-se por todo o mundo o perigo de uma pandemia que estaria sendo proliferada a partir do México. Por trás de todo o sensacionalismo explorado pela mídia, não haveriam interesses políticos, estes sim, muito mais perigosos?"

(...)

Segundo César, "a idéia da “epidemia mundial” não é senão uma grave deformação e exagero por parte da mídia e dos governos, como útil conjunção de diversas formas de controle social, e como esse cenário não resiste a uma análise crítica, se inserido no contexto sociopolítico mexicano. Estou tentando proporcionar vários links para a procura de mais informação e a sustentação das minhas teses, e espero que esses elementos sejam úteis, sobretudo, para desmanchar o medo e a desinformação nesta conjuntura, no qual se reuniram o poder da mídia, o poder do complexo militar-industrial, encabeçado pelo poder farmacêutico, e a cumplicidade de múltiplos níveis do “governo mundial”.


"Quantas pessoas afetadas por doenças mais comuns estão sendo ou foram levadas, pela psicose alimentada na mídia, a correr a procurar uma medicação, uma máscara, atenção sanitária, pensando que são afetadas por uma doença mortal? Quanto do estresse cotidiano é conduzido para a preocupação que está sendo levantada e sustentada pela mídia? Somente nos Estados Unidos, 36 mil pessoas morrem anualmente por causa de uma gripe normal… Quantas morrem no México e em todo o mundo por doenças curáveis e porque não têm o dinheiro para a medicação ou porque os sistemas de saúde não dão conta delas? Quantas por fome? Quantas mortes ocorrem diariamente nas favelas do Rio de Janeiro em resultado das políticas de “segurança pública”? Para quantas a crise econômica global está sendo mais letal que este novo vírus? Quantas pessoas sabem que o medicamento Tamiflu, indicado para a gripe suína, e que está sendo produzido e adquirido em massa, é fabricado, entre outras, pela firma norte-americana Gilead Sciences Inc., cujo conselho de acionistas é dirigido por nada menos que Donald Rumsfeld, o ex-ministro da defesa de G. W. Bush, e pelo visto o cérebro da continuidade da política exterior norte-americana?"


(...)

* O autor é mexicano, tem formação em Psicologia Social, cursa mestrado de estudos latino-americanos na UNAM (Universidad Nacional Autônoma de México), integra o coletivo mexicano Jóvenes en Resistencia Alternativa e não foi infectado pelo vírus.

Contato: mlnudo@hotmail.com

Leiam o artigo completo

Nenhum comentário:

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)