terça-feira, 21 de julho de 2009

Plenária da Campanha dos Transportes com os movimentos sociais.

Divulgação: LEANDRO MACHADO DOS SANTOS MACHADO
21 de julho de 2009 17:41


CIDADE EM MOVIMENTO

A garantia de direitos sociais como saúde, educação, emprego e cultura passa necessariamente pelo direito à mobilidade urbana e ao pleno acesso à cidade. Assim, a luta em torno do transporte público, serviço público essencial garantido na Constituição Federal, tem grande capacidade de mobilização enquanto bandeira dos diversos movimentos sociais.
Hoje, no Rio de Janeiro há a concentração dos bens e serviços no centro e na zona sul da cidade, com presença precária ou nula no restante da zona metropolitana. E vale lembrar que mesmo dentro da zona sul e do centro existem espaços, as favelas, onde esses serviços essenciais são negados.
Desta forma, um transporte público acessível e de qualidade é fundamental para que a maior parte da população possa exercer seus direitos mais básicos.No entanto, segundo o DENATRAN, 40% da população brasileira não utiliza transporte público devido ao preço das tarifas.
Essa realidade é reflexo do domínio dos interesses do capital privado e financeiro sobre o transporte público, pois a sua privatização é responsável pelo aumento contínuo de lucros imensos baseados na associação com a expeculação imobiliária, ocasionando uma elevação constante das tarifas, a concentração territorial dos serviços, a superlotação e a superexploração dos trabalhadores do setor.


Leia o texto completo

Companheiras e Companheiros,

A presença de todos é fundamental na plenária da Campanha dos Transportes com os movimentos sociais,

ESSA QUARTA-FEIRA, 18:00 HORAS, no SEPE( Sind. dos Profissionais da Educação do Estado, na Cinelândia)
Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar

Veja o mapa de como chegar no SEPE a partir da Cinelândia e o texto de convocação para a Plenária.







Anexo(s) de kenzo soares seto

Nenhum comentário:

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)