quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Colegas, felicidade SEMPRE !




COMEMORAÇÃO DO DIA DOS MESTRES
Dá pra pensar no que é que a gente faz enquanto professor-educador? Lendo o livro do Sacristán, a gente tem uma leve idéia...

É de impressionar!
Certas coisas, porque a gente faz "no automático" nem se dá conta da enormidade e significação das mesmas.

Dá só uma olhada:

01) Instrução, demonstração e avaliação em integração com os alunos.
02) Organização do trabalho do aluno na turma, designando encargos.
03) Atuação em incidentes e contingências.
04) Organização do movimento dos alunos
05) Manutenção da disciplina.
06) Organização e desenvolvimento de mensagens diversas extra-classes.
07) Avaliações sem a presença de alunos
08) Atenção aos alunos em assuntos pessoais dos mesmos.
09) Organização das condições da classe
10) Supervisão passiva de alunos
11) Atuação junto a outros professores questão com os mesmos alunos
12) Disposição sopesada do equipamento em classe
13) Discussão com outros profissionais sobre assuntos pertinentes.
14) Preparação de aulas.
15) Atividades extra-escolares, culturais, desportivas, etc.
16) Gestão de assuntos diversos
17) Planejamento de atividades e disposição da classe
18) Cuidado com a integridade dos alunos
19) Registro de dados, assistências, meios, notas, etc.
20) Tarefas mecânicas, como preparar equipamentos, dispô-los adequadamente, etc.
21) Atividades relacionadas com objetos ou meios de propriedade do aluno
22) Atividade em espaços da escola fora da sala de aula.
23) Leituras profissionais.
24) Tempos de coordenação.
25) Vigilância em exames
26) Ocasiões especiais: festas, jornadas, feiras culturais, etc.
27) Reuniões profissionais, conselhos de classe, etc.
28) Receber informações
29) Excursões
30) Atividades exteriores relacionadas à vida profissional (pág. 239)

Momentos como estes assumem uma importância enorme em nossa sanidade físico-mental-espiritual e, por que não dizer, profissional.












Nenhum comentário:

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)