quarta-feira, 25 de março de 2009

Congresso Iberoamericano de Educação da América Latina

Repasso para que conheçam o adiamento dos prazos de inscrição de trabalhos no IX Congresso Iberoamericano de Educação da América Latina. O evento deverá ser bastante interessante por possibilitar tanto o debate, como a divulgação, de pesquisas/trabalhos que tenham algum tipo de relação educacional dentro de uma perspectiva da realidade do nosso continente. Abraços, Sérgio.

Prezados colegas,
Solicitamos que nos ajudem a divulgar a prorrogação dos prazos iniciais do IX CIHELA:
- Envio de resumos das propostas: até 21 de abril;
- Pagamento da inscrição com o menor valor: até 30 de abril.
Lembramos, ainda, que o envio dos resumos deve ser feito por meio do programa de inscrições do sitio
www.sbhe.org.br/ixcihela, em formulário on-line encontrado no link "Envio de trabalho aqui/Envio de trabajo aquí", após selecionar-se "Apresentação de trabalhos/Presentación de trabajos".
Grata pela colaboração,
Claudia Alves
p/ Comissão Organizadora Local

terça-feira, 24 de março de 2009

Projeto Pessoas Desaparecidas

No mais puro "internetês", faço questão de reproduzir (com autorização do autor, claro!) este post de uma extrema importância.

São ações assim, que merecem destaque e divulgação.

Afinal, o Amigos do Barão é um blog aberto a ações que nos dignifiquem enquanto seres humanos, além de nossa atribuição social de educadores.

Segue, na íntegra, a mensagem de Nicholas Fernandes Gimenez:

"Eu boto fé na Internet. É um meio sem precedentes para difusão de conhecimento, comunicação e ações coletivas.

Todo mundo discute o LADO COMERCIAL da internet... q todo o potencial do comércio eletrônico, do web marketing e bla bla ñ é explorado e etc.. realmente, é verdade.

Mas quase ngm discute o LADO SOCIAL q, nós desenvolvedores web, temos a responsabilidade de desenvolver tb!

Pensando nisso, às 3 da madrugada de domingo pra segunda :-P.... lembrei sobre widgets e tal... e sobre uma ação da The Body Shop (da minha mega ídola Anita Roddick)...

eles colocaram fotos de desaparecidos nos caminhões de produtos, como outdoors ambulantes.. e algumas pessoas foram encontradas por conta disso...

pensei pq ñ distribuir na forma de widgets fotos de pessoas desaparecidas?

Segundo essa pesquisa de 2006, no Brasil existem uns 40 milhões de usuários ativos de internet e cerca de 4 milhões de blogs! Imaginem se 1/4 desses blogs tiverem um widget, pequeno q seja, com fotos de desaparecidos? acho q algumas pessoas poderão ser encontradas.... uma q seja já valeria MUITO a pena!

conheço 1 pessoa q ñ conhece seus pais biológicos... tem uns 35 anos.. sempre os procurou... achou algumas pistas... mas ainda ñ encontrou. Vejo a necessidade, o sonho.. q é pra essa pessoa, poder ver sua mãe e irmãos.... é como se fosse impossível ter paz enqto ñ os encontrar!!

Vi alguns sites sobre pessoas desaparecidas e tal... mesmo os do governo... podiam ser bem melhores! ñ facilitam o cadastro/consulta dos desaparecidos....... culpa dos desenvolvedores web q os fizeram!

eu vou mandar e-mail pra todos esses sites com sugestões: rss, widget, melhorar ordenação/busca pelos desaparecidos... mas enqto ñ rola... decidi fazer esse lance no bubbleshare, pra ver se ia ser bacana mesmo..

Eu mesmo vou atualizar as fotos td mês e vou pensando em alguma coisa pra melhorar.... tem um site q facilita a criação de Widgets... o WidgetBox e ai vou ver o q faço pra melhorar... se pá qdo eu descolar um tempinho até monto um site se for preciso!! ñ me custa nada fazer isso.. :)

Agora vc ai q tem um blog... imagine um parente seu, alguém q vc ama... um pai ou irmão... um dia se despede... sai e ñ volta nunca +... e sem haver qq indício do q possa ter acontecido?

Horrível né... mas acontece mto: pais divorciados q sequestram os filhos de ex, pessoas saem pra trabalhar e ñ voltam, fogem de casa, desconhecidos oferecem brinquedos pras crianças e as levam embora...

Então vamo ajudar ai!! Coloque no seu blog ou mande por scrap no orkut! É fácil, ñ custa nada. Tem vários tamanhos, tipos (horizontal, vertical..)...

é só copiar o código no HTML no seu blog ou no seu post e ñ precisa fazer + nada! as fotos eu mesmo vou atualizando e já vai atualizar pra vc tb.... se tiver idéias manda ai... vamos fazer nossa parte e desenvolver o lado social da internet tb!!!

abração! ;)"

segunda-feira, 23 de março de 2009

Contribuição repassada pelo Adriano...

Repasso o texto que recebi do Adriano que conseguiu encontrar uma boa reflexão para esses últimos dias... Leiam por vocês mesmos:
Fragmento do texto: Indicadores de uma Escola Moderna ... um Cheklist
"Fico preocupado quando vejo a crescente adoção, por escolas brasileiras, de pacotes didáticos completos e padronizados preparados por empresas distantes (mesmo quando elas têm o nome de escola). Sinto que o fenômeno representa uma certa macdonaldização*da educação, que acaba obrigando o professor que atua numa escola que adota o pacote se tornar um balconista, em vez de um mestre-cuca. Não faz sentido exigir um diploma de curso superior de um professor que não tenha competência ou oportunidade para desenhar um plano de aula ou um currículo. Se acreditamos que o professor é a peça fundamental no relacionamento com o aluno e com sua aquisição das capacitações necessárias para a aprendizagem, temos que preservar o espaço criativo do professor, cada professor, cada grupo de professores, em cada escola ou universidade. Do mesmo jeito que aceitamos a idéia de que cada ser humano tem um estilo personalizado de aprender, temos que admitir que cada grupo de professores que compõe o corpo docente de uma entidade educacional tem o direito e a obrigação de fazer o plano arquitetônico da aprendizagem da sua instituição." Prof.Fredric M. Litto- Escola do Futuro - USPTextodisponível :http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=152&sid=110&UserActiveTemplate=4abed > .

Aniversários "redondos" de momentos "quadrados"...

Greve dos Professores fecha escolas públicas
Entram hoje em greve, sem data para voltarem ao trabalho, 82 mil professores - 51 mil
do Estado do Rio de Janeiro e 31 mil do Múnicípio do Rio - por decisão de assembléia que
reuniu 3 mil pessoas. A direção da Sociedade Estadual dos Professsores determinou o
o comparecimento dos grevistas às escolas para assinar ponto e explicar o movimento a
alunos e pais.
De pé e gritando "greve, greve", os professores reunidos no Sindicato dos Operários Navais, em Niterói,
aclamaram a paralisação por tempo indeterminado, derrotando a proposta da SEP de parar por uma semana.
No domingo, dia 18 haverá nova assembléia. A greve deixa sem aulas 1 milhão 850 mil estudantes de 1º. e 2º.
graus e é a primeira realizada no Rio desde 1962. A assembléia decidiu que as reivindicações de efetivação dos
contratados, aumento salarial "condigno", equiparação de inativos e carga de 12 horas semanais "não estão
sujeitas a negociação". .......
JORNAL DO BRASIL Segunda-feira, 12/03/79

ASSIM O JORNAL DO BRASIL ANUNCIAVA EM PRIMEIRA PÁGINA A DECISÃO DOS PROFESSORES
PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, TOMADA EM ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA,
EM 11 DE MARÇO DE 1979.

Aos companheiros que viveram 1979 quando aprendemos a dizer NÃO, e outros momentos,
nestes 30 anos, as lembranças de aprendizado, organização, luta, decepções, alegrias, perdas,
ganhos, conquistas.
Nos saudemos com João Cabral de Melo Neto presente em nosso primeiro cartaz:

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ !

Abração fraterno, Candida.

sábado, 21 de março de 2009

Sucesso, parceiro !!!


É o que nós, Amigos do Barão, desejamos ao nosso parceiro Sérgio Paulo em sua defesa de tese de Mestrado, na UERJ, nesta quinta-feira.

Particularmente, tenho a certeza de que suas idéias já foram aprovadas por todos aqueles que convivem com você, sabendo de sua seriedade, capacidade de agregação, comprometimento e, acima de tudo, ética profissional.

O reconhecimento da comunidade acadêmica é que tarda...

Valeu !!!

E como o assunto é SUCESSO, vale, também, a pena ressaltar a ação voluntária do pessoal dos pré-vestibulares comunitários, como é o caso do Pré-vestibular Comunitário e Alternativo de Sepetiba - PVCAS.


Nosso reconhecimento público ao Di, Carol, Ana Paula, Tânia, Dayse e toda a galera!

Lendo no O DIA de hoje, a gente tem uma idéia do que são capazes ações afirmativas como estas, oferidas a jovens que não têm condições de pagar por aulas em cursinhos particulares além de não terem recebido o que lhes é por direito constitucional garantido: um ensino regular de qualidade




"Dados da UFRJ mostram um bom aumento na entrada, em universidades públicas, de alunos do pré-vestibular comunitário de Nova Iguaçu, Em 2006, apenas 15,5% dos inscritos foram aprovados: em 2007, 21%; e, no ano passado, 25%." (pág. 8)

É, parceiro, somente contando com a conscientização da necessidade de ações em comum, através de movimentos organizados focados em um mesmo objetivo, no exercício de uma cidadania participativa é que poderemos pensar no sucesso educacional, já que a contrapartida dos agentes oficiais não vêm se mostrando eficazes.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Professor: um carcereiro aprisionado


Vocês leram esta notícia sobre uma professora que apanhou de um aluno, em SP, por ter pedido a ele retirar os pés de cima da mesa ?

leia a notícia completa

O que impressiona é a pena: suspensão ou transferência, diante de cartazes afixados nas salas de aula:

Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.


Em que estágio nos ensinaram a conviver com esta realidade ?

Até entendo, em tempos de tecnologia, perdermos o direito ao "adicional insalubridade", mas não cabe, ao menos, o de PERICULOSIDADE ???

É por estas razões que bate uma saudade...

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)