segunda-feira, 23 de março de 2009

Contribuição repassada pelo Adriano...

Repasso o texto que recebi do Adriano que conseguiu encontrar uma boa reflexão para esses últimos dias... Leiam por vocês mesmos:
Fragmento do texto: Indicadores de uma Escola Moderna ... um Cheklist
"Fico preocupado quando vejo a crescente adoção, por escolas brasileiras, de pacotes didáticos completos e padronizados preparados por empresas distantes (mesmo quando elas têm o nome de escola). Sinto que o fenômeno representa uma certa macdonaldização*da educação, que acaba obrigando o professor que atua numa escola que adota o pacote se tornar um balconista, em vez de um mestre-cuca. Não faz sentido exigir um diploma de curso superior de um professor que não tenha competência ou oportunidade para desenhar um plano de aula ou um currículo. Se acreditamos que o professor é a peça fundamental no relacionamento com o aluno e com sua aquisição das capacitações necessárias para a aprendizagem, temos que preservar o espaço criativo do professor, cada professor, cada grupo de professores, em cada escola ou universidade. Do mesmo jeito que aceitamos a idéia de que cada ser humano tem um estilo personalizado de aprender, temos que admitir que cada grupo de professores que compõe o corpo docente de uma entidade educacional tem o direito e a obrigação de fazer o plano arquitetônico da aprendizagem da sua instituição." Prof.Fredric M. Litto- Escola do Futuro - USPTextodisponível :http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=152&sid=110&UserActiveTemplate=4abed > .

Nenhum comentário:

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)