segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Feijoda Vegana Beneficente


Data: 01 de Novembro de 2009 (Dom)
Horário: 13:00h
Rua Gonçalo Rollemberg, 18, Praça H
Jardim Sulacap - RJ (próximo a Choperia Kichopp)

Para comemorar o Dia Mundial Vegano, o ULA e a Rede Anglicana de Bem Estar Animal vão realizar uma Feijoda Vegana Beneficente.

A arrecadação será dividida entre os grupos realizadores e revertidas para as ações em prol de animais de cada um.

O ULA usará a verba arrecadada principalmente para realizar mais castrações e para
confecção de material educativo. A Rede de Bem Estar Animal reverterá a verba para
manutenção, castração, resgate de animais, e também para manifestações educativas locais.

A ação é de todos os que se importam com os animais, pois será revertida para eles. Então, lembre-se: cada presença é uma colaboração.

Quer ajudar? Então venha!
Preço R$ 5,00 - comida liberada (bebidas à parte)

Sorteio de brindes ULA.

Escrito por Gracie
Sáb, 24 de Outubro de 2009 10:03

sábado, 17 de outubro de 2009

A invisibilidade profissional do magistério na comemoração do Dia do Professor

Com a passagem deste meu 30º Dia do Professor, uma constatação de um colega me fez refletir sobre o significado deste nosso Dia, cuja ação do poder público, adiando tal data comemorativa - de grande importância em nosso calendário de lembranças de lutas -, tentou esvaziar. Tanto o governador, quanto o prefeito do RJ transferiram o nosso feriado do dia 15 de outubro para 16.
Que eu me lembre, em todos os governos, sempre havia uma “mensagem”, do prefeito, do governador, ou, ainda, do Excelentíssimo Sr. Ministro da Educação, quando não do próprio Estadista Maior, fazendo marketing pessoal, utilizando-se da mídia para elogiar o nosso papel social, claro, sem jamais tocar na questão da dignificação do magistério e de nossos aviltantes salários. Mas, ao menos, no Dia dos Professores, existíamos enquanto protagonistas.
O fato de não ter havido elogios ao Dia dos Professores, tanto na mídia televisiva, quanto nos jornais é sintomático.

Ressalva apenas para o jornal oficial da classe hegemônica em que havia uma propaganda de um tablóide voltado para concursos, citando a data, símbolo de nossa resistêcia.
Parece-me que tal invisibilidade tem a ver com o deslocamento do foco da educação: ela, em tempos de neoliberalismo, não mais diz respeito ao professor, tampouco ao aluno: ela está a serviço do sistema que representa os interesses da classe dominante, e que, no Brasil, destacam-se os grupos de políticos com interesses em comum e os banqueiros e seus acionistas majoritários, enfim, a burguesia esclarecida, que faz da educação mercadoria; do ambiente, fonte de lucro e do ser humano, desumano.

Tal invisibilidade só é desfeita quando alguma professora resolve mudar de profissão para ser dançarina bem sucedida, ou algum professor é alvo de acusações ou de agressões que “chocam” a sociedade que, ávida, sai, às pressas, às bancas de jornais para conhecer os detalhes.
O crime que cometemos, verdadeiramente, este a sociedade não tem como nos punir, porque “pega mal”: é a do esclarecimento!
Por tais atitudes de rebeldia, muitos se orgulhariam da lembrança. Ao instigar nossos alunos ao debate crítico, desvelamos muito mais do que o político corrupto, com suas mentiras deslavadas: oferecemos condições para que o nosso aluno reflita criticamente sobre as tais inverdades cristalizadas pelo senso comum que nos impele a acreditar que “não há o que fazer, mesmo, porque sempre foi assim”, como se o homem vivesse alheio à história! Levamos, à sala de aula, o "pensar certo" paulofreiriano.
Estrategicamente, o poder se cala diante daquilo que o incomoda, muito mais para não reforçar sua incapacidade de conviver, sem impasses, com quem o ameaça diretamente e com eficácia, além de não ter mais como fingir, através de discursos bonitos, sua homenagem ao “Dia do Mestre”.
Homenagear a nossa classe com um aviltante reajuste a ser pago em 4 anos? Com bombas? Com uma folha de pagamento que não chega a comprometer 23% do que é destinado à educação? Talvez aí resida uma das explicações para este silêncio - nada inocente - no Dia dos Professores.

Ora, já houve um tempo em que não éramos (tão) explorados por um determinado sistema com o qual (in)conscientemente, não só concordamos, e incomporamos seus valores como somos co-partícipes desta ideologia, ao dar marcha ao seu modo de produção predatório, espoliador, enfim, draconiano com muitos e permissivo com poucos.
Já houve um tempo em que trabalhávamos o suficiente para o nosso sustento e não para deixar uma grande parcela deste nosso suor a ser apropriada por quem não trabalha.
Como tenho a certeza de que existem mudanças e elas vem se fazendo notar, não posso encerrar esta sem agradecer a tant@s alun@s e colegas, pelas ternas palavras de quem milita, tanto nos espaços não-formais de educação, assim como nas escolas e em pré-vestibulares sociais, fazendo destes espaços autênticas trincheiras, para a construção de uma consciência coletiva, porque autônoma.
Agradeço, então, muito mais pela ação do que pelas belas palavras, a vocês: educador@s, educand@s, colegas em curso de formação para o magistério, mestras e mestres, professores e professoras.



Julio Cesar Roitberg, professor

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ser Professor ...

Oi, tudo bem?!

Por favor, pare por um só instante... feche os olhos... e procure lembrar de sua primeira professora... do jardim, c.a ou primeira série...
LEMBROU???

Agora tente buscar aquela emoção que sentiu quando conseguiu juntar as primeiras letrinhas e LER a primeira palavrinha...
QUE LINNNDDDOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E a emoção, ou sei lá que sentimento, quando saía às ruas e ficava encantado com tantas letras, palavras e frases... ficava quase louc@ querendo ler tudo.

Hoje tudo isso é tão automático, tão mecânico, que nem nos lembramos desses momentos ESPECIAIS, não é mesmo?!

Mas saiba, aquela pessoinha contribuiu e muito para tudo o que você é hoje!!!
E todos os outros "profs" que passaram pela sua vida... aquele legal, o chato, o exigente, o carrasco...

Ser PROFESSOR (a) é mais do que profissão, é vocação!!!

Parabéns a você:
- que é um Mestre, ou está chegando lá!!!
- que é um professor, ou está caminhando para isso!!!
- e a você que estagia nessa estrada para chegar a ser um educador!!!

Obrigada!!!

PVCAS - Pré-vestibular Alternativo e Comunitário Sepetiba

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Rio-2016 prevê a remoção de favelas

FW Alberto Patrício 13 de outubro de 2009 19:24

Para atender às exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI), o plano para viabilizar a realização dos Jogos no Rio de Janeiro em 2016 prevê a remoção de mais de 3.500 famílias de seis favelas das zonas oeste e norte da cidade.

A maior parte destas famílias está em Jacarepaguá, onde serão construídas diversas instalações para a Olimpíada.

Os moradores serão reassentados para a ampliação de pistas que permitirá a implementação de projetos prometidos ao COI no setor de transporte.

De acordo com dados do Plano de Legado Urbano e Ambiental da Prefeitura do Rio, o reassentamento vai custar aos cofres públicos de R$ 151 milhões a R$ 186 milhões, dependendo da contrapartida dada aos moradores (pagamento de auxílio habitacional, no primeiro caso, e construção de novas habitações, no segundo).

As comunidades listadas pela prefeitura são Vila Autódromo, Canal do Anil, Gardênia Azul, Parque da Panela, Metrô-Mangueira e Belém-Belém.

A proposta prevê outras favelas, mas, em alguns casos, não revela quais são as comunidades nem o número de famílias que serão atingidas.

Esta, entretanto, não é a primeira vez que essas favelas passam pelo processo de reassentamento. Três das comunidades da lista veem o fantasma da remoção ressurgir. Elas já haviam sido ameaçadas durante a organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Na Vila Autódromo, os moradores tiveram até as casas marcadas pela Secretaria de Habitação em 2006, antes do Pan do Rio, com a promessa de reassentamento. Mas nada foi feito sob alegação de falta de verbas.

A favela luta na Justiça desde 1993 para se manter onde está, à beira autódromo de Jacarepaguá, que será desativado para a Olimpíada. Grande parte dos moradores do local tem concessão de uso da terra, como título de posse, por 99 anos.

De acordo com o plano, o local servirá para a ampliação de duas avenidas que circundam a favela (avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende). O prefeito Eduardo Paes afirma que no local também ficará o Centro de Mídia.

A situação da comunidade contrasta com o forte investimento que a região do entorno do autódromo recebeu no Pan. Enquanto toda a área próxima dos estádios apresenta asfalto novo, a favela ainda convive com ruas esburacadas que lembram vias rurais.

O presidente da associação de moradores da favela, Altair Guimarães, afirma que a nova intenção da prefeitura é reflexo da especulação imobiliária. "A gente não quer ser removido daqui. Vamos lutar para que a comunidade permaneça. Não podem tratar a gente como animais", afirma Guimarães.

O presidente da associação diz ter experiência em reassentamentos. Na década de 60, ele foi removido de sua casa na Ilha do Caiçaras, na zona sul. Enviado à Cidade de Deus, Guimarães teve de sair do local em 1994 para a abertura da Linha Amarela. Ele vive há 15 anos na Vila Autódromo.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Habitação afirma que as famílias de todas as comunidades reassentadas ficarão próximas do local de origem. Segundo o órgão, o processo será negociado com os moradores. Eles serão beneficiados pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida.

ITALO NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo, no Rio

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ciclo de conferências "MUNDIALIZAÇÃO FINANCEIRA, CRISE DO CAPITAL E IMPACTOS SOBRE OS TRABALHADORES"

De: De: Rodrigo Lima

Entre os meses de outubro e dezembro o Núcleo de Estudos em Sociologia do Trabalho (NEST), do dpto de Ciências Sociais/UERJ, realizará um conjunto de conferências em comemoração aos 10 anos de sua criação. Com o nome mais geral de "MUNDIALIZAÇÃO FINANCEIRA, CRISE DO CAPITAL E IMPACTOS SOBRE OS TRABALHADORES" , a atividade visa a reunir um conjunto de pesquisadores e militantes que têm dedicado uma parte substantiva de sua atenção ao estudo de alguns desdobramentos do atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.

Dividido inicialmente em três dias, o ciclo de conferências abordará tanto o debate sobre imperialismo, mundialização financeira e crise, quanto o papel do Estado nesses processos, assim como seus rebatimentos sobre a classe trabalhadora e os desafios postos ao projeto socialista. Contamos com sua presença e auxílio na divulgação, rebatendo essa msg para sua lista de endereços, sobretudo aquelas
vinculadas a partidos, movimentos sociais, organizações de trabalhadores, grupos de pesquisa etc. Seguem abaixo os dias, horários, locais e temas de cada dia de conferência.

20/10
Virgínia Fontes (UFF) - "Imperialismo e mundialização financeira"
Sarah Granemann (UFRJ) - "Previdência, fundos de pensão e mercado financeiro"

03/11
José Paulo Netto (UFRJ) - "Um balanço da atual crise do capital"
Elaine Behring (UERJ) - "Financeirizaçã o e fundo público: as relações entre o Estado e o capital financeiração"

03/12
Ricardo Antunes (Unicamp) - "Os impactos da crise sobre os trabalhadores e suas organizações: perspectivas para o projeto socialista"

Todas as atividades acontecerão, em princípio, no auditório 91 da UERJ (Maracanã), 9 andar, das 18h30 às 21h.

Abrçs,

Rodrigo

"A Revolução Russa demonstrou que não há teleologia que guie a história, que nada está predeterminado, em suma, que, ao contrário do que se propalou, o mundo não 'caminha' para o socialismo. Aliás, o mundo não 'caminha'. São os homens, a partir de seus interesses e de sua consciência, que, organizados, o fazem caminhar, numa ou noutra direção. A humanidade não está condenada a qualquer destino predeterminado. Nem ao socialismo, [nem ao fatalismo e imobilismo oportunista] , nem ao capitalismo. .. Armados, desarmados, banidos, os homens fazem a história..."

Emir Sader (Prefácio) - "Tróstski - o profeta armado 1879-1921", de Isaac Deutscher

terça-feira, 6 de outubro de 2009

ADIAMENTO DO ENEM & PROVAS DIVULGADAS

Caros colegas da educação. Não é novidade que todos ficamos boquiabertos na última quinta-feira (01/10) quando oficialmente foi divulgado o cancelamento das provas do ENEM nos dias 03 e 04 de outubro. Águas passadas, afinal não adianta chorar, nos resta preparar nossos alunos para a próxima prova. Até o momento se sabia que seriam adiadas por 45 dias, mas o Ministério da Educação divulgou no site do INEP hoje que a prova deverá ocorrer nos dias 05 e 06 de dezembro.

Para auxiliar nossos alunos, o MEC divulgou as provas que foram oferecidas ao jornal de São Paulo, poderão notar que o nível não é tão elevado.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14405


NOTA OFICIAL DO ADIAMENTO

Prova será aplicada nos dias 5 e 6 de dezembro
As provas do Enem 2009 foram remarcadas para os dias 5 e 6 de dezembro. O Inep vai abrir a possibilidade de realocar os estudantes inscritos que, em função do adiamento da prova, desejem realizá-la em outra cidade. A partir de amanhã esta opção estará disponível na página do Inep, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/, e ficará habilitada até às 24h00 da próxima quarta-feira, 14 de outubro.
Os estudantes inscritos ao Enem receberão novo cartão de confirmação de inscrição, com a informação sobre os locais onde realizarão as provas remarcadas para os dias 5 e 6 de dezembro. Todos as provas vestibulares de universidades e institutos federais marcadas para esta data, além dos concursos para o IBGE e da Receita Federal, serão postergados. Seus organizadores concordaram com o adiamento em prol da realização do Enem.
Com relação aos certames estaduais, o MEC trabalha intensamente para preservar o interesse dos estudantes, já tendo iniciado as conversações com UERJ, UEL, Unioeste, UEMG, Uneb e Fatec-SP. Até o momento, os reitores contactados se dispuseram a rever seus calendários.
Assessoria de Imprensa Inep/ MEC

Sepe: audiência com a Seplag

Terminou há pouco a reunião do Sepe com o secretário de Planejamento Sérgio Ruy e com uma boa notícia para os animadores culturais: o governo aceitou reajustar o salário desse setor para R$ 1.234,56. Eis os principais pontos discutidos:

Animadores culturais: o governo vai reajustar o salário desse segmento de R$ 645,00 para R$ 1.234,56. O novo valor já é válido para outubro. O governo, no entanto, não aceitou enquadrar o animador no plano de carreiria, mas informou que está em entendimento com o INSS para pagar a dívida que tem em relação aos animadores;

Funcionários administrativos: há um estudo para a adoção do salário mínimo nacional como piso salarial desse setor. O estudo será apresentado na próxima audiência. Não foi apresentada uma proposta de enquadramento no plano de carreira;

Mestrado e doutorado: foi informado que o decreto com o enquadramento do mestrado e doutorado no plano de carreira será assinado ainda este ano - a minuta se encontra na Casa Civil;

Professores de 40 horas: a Seplag informou que foram feitas várias simulãções para o enquadramento desse setor no plano de carreira. O secretário Ruy informou que na próxima audiência, no dia 21, será apresentada uma proposta oficial para este setor.

No dia 21 haverá uma nova rodada de negociação com a Seplag, às 11h. Antes, no dia 14, haverá uma reunião com a Secretaria de Educação.

domingo, 4 de outubro de 2009

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Nós, professores servidores do Estado do Rio de Janeiro, escrevemos esta carta aberta à população do Rio de Janeiro para mostrar aquilo que realmente envolve a questão a incorporação da gratificação chamada Nova Escola e a diminuição do nosso plano de carreira.

A princípio, não foi dito o valor do salário do professor estadual, que é de apenas R$ 607,26. A população deve imaginar que recebemos alguma ajuda extra, como vale transporte, vale refeição, que qualquer empresa é obrigada a pagar a seu funcionário. Porém, não é isso o que acontece: não recebemos estes benefícios que são direitos de todo o trabalhador e ainda temos o desconto previdenciário de 11%, recebendo um salário líquido de aproximadamente R$ 540,00.

O Governo faz propagandas na televisão dizendo que deu laptops para todo professor, mas na verdade, estes laptops foram adquiridos pelo sistema de comodato, ou seja, estes equipamentos são emprestados pelo governo que, quando bem entender, pode pedir os mesmos de volta. Atualmente, observamos a climatização das salas de aula, onde o Governo aluga os aparelhos e ainda terá um consumo absurdo de energia elétrica, gerando consumo de energia bastante elevado.

A incorporação do Nova Escola se dará até 2015, em 7 parcelas. O governador já se considera reeleito. Existem casos de professores que receberão, no ano que vem, segundo este projeto, um aumento de R$ 2,47! Isso mesmo, talvez não dê para pagar uma passagem com o valor deste aumento em 2010. Um outro ponto é o grande número de pedidos de exoneração de professores, estima-se que seja aproximadamente 30 por dia! Não existem condições de trabalho e isso nos incomoda.
Contudo, o que mais nos deixa indignados, é a carta compromisso enviada aos nossos lares onde o mesmo governador empenha sua palavra e agora se esquece de tudo aquilo que prometeu. As promessas são:

Promessa 1- Reposição das perdas dos últimos 10 anos.
Resultado- Reajuste de 4% e mais 8% de uma perda de mais de 70%.
Promessa 2- Manutenção do atual plano de carreira e inclusão dos professores de 40h.
Resultado- Não só manteve o professor 40h de fora do plano como tentou diminuir as diferenças entre níveis de 12% para 7,5%. (Graças a luta dos professores, essa diminuição não teve sucesso, permanecendo os 12%)
Promessa 3- Fim da política da gratificação Nova Escola e incorporação do valor da gratificação ao piso salarial.
Resultado- Esqueceu de avisar que seria em 7 anos e sem reposição da inflação.
Promessa 4- "A secretaria de Estado de Educação do meu governo terá como titular pessoa com histórico na área de educação e vínculos com o magistério."
Resultado- A atual titular da pasta é da área de computação, burocrata sem passagem pelo magistério.

Não somos ouvidos, e ainda vemos a imprensa nos virar as costas e distorcer a situação real. Somos pais e mães de família, que fizeram um curso superior, na esperança de um futuro melhor.

Contamos com a compreensão e a colaboração da população do Estado do Rio de Janeiro.

Vista a camisa da Educação, você pode não ser professor, seu filho e sua família podem não precisar da Educação Pública, mas a nossa sociedade só vai melhorar com Educação Pública de qualidade Faça a sua parte, essa será uma verdadeira mudança na história da Educação no Estado do Rio de Janeiro, porém precisamos adequar a verdadeira realidade do magistério Estadual.

Mande para os seus contatos e vamos mostrar a nossa força!!!!!!!

Agradecemos imensamente a atenção
Professores do Estado do Rio de Janeiro
Comunidade dos Professores do Estado do RJ - O momento é agora!!!!! Todos unidos!!!!

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)