terça-feira, 13 de abril de 2010

Nota de esclarecimento (moradores em favelas de Niterói)

Nós, moradores de favelas de Niterói, fomos duramente atingidos por uma tragédia de grandes dimensões. Essa tragédia, mais do que resultado das chuvas, foi causada pela omissão do poder público.  A prefeitura de Niterói investe em obras milionárias para enfeitar a cidade e não faz as obras de infra-estrutura que poderiam salvar vidas. 

As comunidades de Niterói estão abandonadas à sua própria sorte. Enquanto isso, com a conivência do poder público, a especulação imobiliária depreda o meio ambiente, ocupa o solo urbano de modo desordenado e submete toda a população à sua ganância.

Quando ainda escavamos a terra com nossas mãos para retirarmos os corpos das dezenas de mortos nos deslizamentos, ouvimos o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário de obras Mocarzel, o governador Sérgio Cabral e o presidente Lula colocarem em nossas costas a culpa pela tragédia.

Estamos indignados, revoltados e recusamos essa culpa. Nossa dor está sendo usada para legitimar os projetos de remoção e retirar o nosso direito à cidade. Nós, favelados, somos parte da cidade e a construímos com nossas mãos e nosso suor. Não podemos ser culpados por sofrermos com décadas de abandono, por sermos vítimas da brutal desigualdade social brasileira e de um modelo urbano excludente. Os que nos culpam, justamente no momento em que mais precisamos de apoio e solidariedade, jamais souberam o que é perder sua casa, seus pertences, sua vida e sua história em situações como a que vivemos agora.

Nossa indignação é ainda maior que nossa tristeza e, em respeito à nossa dor, exigimos o retratamento imediato das autoridades públicas. Ao invés de declarações que culpam a chuva ou os mortos, queremos o compromisso com políticas públicas que nos respeitem como cidadãos e seres humanos.

*Comitê de Mobilização e Solidariedade das Favelas de Niterói

* Associação de Moradores do Morro do Estado Associação de Moradores do Morro da Chácara

SINDSPREV/RJ SEPE – Niterói

SINTUFF

DCE-UFF

Mandato do vereador Renatinho (PSOL)

Mandato do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL)

Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK)

Movimento Direito pra Quem

Coletivo do Curso de Formação de Agentes Culturais Populares

Adriana Facina 

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Campanha de apoio às vítimas das enchentes em Seropédica

A Reitoria da UFRRJ, por intermédio da Ascom, está realizando campanha de arrecadação de donativos a serem enviados a milhares de famílias seropedicenses desalojadas em decorrência das chuvas que têm ocorrido no Estado. Essa campanha, que teve início no dia 8/4  irá acontecer até sexta-feira da próxima semana (16/4).

Veja mais fotos da situação em Seropédica 

As doações que podem ser de alimentos não perecíveis, roupas, sapatos, colchões, travesseiros, lençóis, material de higiene e limpeza (prioridade para água e colchonetes). Devem ser entregues no Hall do P1 ou diretamente na Escola OLavo Bilac (na Reta de Piranema).

Leia matéria completa

terça-feira, 6 de abril de 2010

Prefeitura e governo suspendem aulas nesta quarta no Rio

As aulas na cidade do Rio de Janeiro continuarão suspensas nesta quarta-feira, segundo informou o prefeito Eduardo Paes, em entrevista no final da tarde desta terça.

Paes afirmou que também não haverá aula na rede estadual. "Conversei por telefone com o governador Sérgio Cabral e ele me disse que as aulas da rede estadual também estão suspensas."

O prefeito disse ainda que pediu à rede particular para que não funcione na quarta-feira.

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) informou, por meio de um comunicado, que seguirá as recomendações dos governos municipal e estadual e suspenderá as aulas de quarta-feira. As atividades administrativas da reitoria serão mantidas.

Nesta terça-feira, todas as escolas da cidade tiveram as aulas suspensas devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde a noite de segunda.

Chuvas
A chuva que atinge o Rio está sendo considerada a mais intensa já registrada na cidade nas últimas décadas. Muitas pessoas morreram, a maioria vítima de deslizamentos.

De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, num período de 12 horas entre segunda e terça-feira choveu o que estava previsto para todo o mês de abril.

Divulgação: 06/04 - 18:21 iG São Paulo

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)