sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ministerio Publico Federal quer a suspensão do Enem

Divulgação: Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio 2010 Novo Enem, 29/01/2010

O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) quer a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009/2010 por entender que "o procedimento adotado pela entidade organizadora da prova não atende o princípio da impessoalidade". A ação civil pública, proposta contra a União, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é em caráter liminar e visa suspender o trâmite do concurso a fim de evitar a divulgação das notas dos candidatos, prevista para o próximo dia 5 de fevereiro, e sua posterior homologação.

Desse modo, o Enem não poderia ser utilizado pelas universidades brasileiras como critério, ainda que parcial, de seleção para o ingresso no 1º semestre deste ano, evitando, assim, segundo o MPF, "prejuízos irreparáveis aos candidatos". O caso começou a ser investigado pelo MPF catarinense a partir de denúncias anônimas nas quais foi afirmado que as provas do Enem haviam sido envelopadas com a identificação do candidato, sem qualquer tipo de fiscalização ou de participação dos candidatos no processo de ‘desidentificação’.

Leia matéria completa

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MEC divulga resultado do Enem

Depois de uma longa novela envolvendo roubo de prova, adiamento de data, erro em gabarito, anulação de questões, desistência de utilização da nota por várias universidades federais, finalmente os estudantes poderão ter acesso a suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

* Consulte aqui a nota no Enem 2009

A data de liberação do resultado do Enem estava marcada para o dia 5 de fevereiro, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a entrega para esta quinta-feira.

Com o resultado, os estudantes poderão, a partir de sexta-feira, acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite que eles participem do processo seletivo de 49 universidades que elegeram o Enem como fase única de seus vestibulares.

O sistema permite que os candidatos se inscrevam em pelo menos cinco universidades, concorrendo a uma das 47,9 mil vagas oferecidas.

Pelo sistema, o candidato pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição. As vagas serão distribuídas a partir das notas do Enem – quem tiver um resultado melhor é selecionado.

* Saiba como o SiSu funciona



Na última semana, o MEC liberou as notas do Enem para a Unesp, para que elas sejam utilizadas na contagem de pontos. Veja a lista de universidades que utilizarão a nota do Enem em seus processos seletivos:

Região Norte


1.Universidade Federal do Amazonas (Ufam): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas. O exame também será utilizado para o preenchimento de vagas remanescentes.

2.Universidade Federal do Acre (Ufac): Utilizará o Enem a partir de 2009 para preencher as vagas remanescentes.

3.Universidade Federal do Tocantins (UFT): Utilizará o exame como fase única para preencher 25% das vagas, além das remanescentes.

4.Universidade Federal de Rondônia (Unir): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 10% das vagas.

Região Nordeste

5.Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

6.Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.

7.Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

8.Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

9.Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.

10.Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.

11.Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

12.Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

13.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

14.Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

15.Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.

Região Centro-Oeste

16. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Utilizará o Enem para seleção em fase única e para preencher vagas remanescentes, mas apenas para o vestibular do segundo semestre.

17.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

18.Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame será utilizado como fase única para preencher um percentual específico das vagas, ainda a ser definido.
Região Sudeste

19.Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

20.Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

21.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.

22.Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

23.Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor 50% da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

24.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.

25.Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.

26.Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

27.Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.

28.Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

29.Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.

30.Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop): Já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.

31.Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25% das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.

32.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

33.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.

34.Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes primeira fase do vestibular.

35.Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Enem substituirá a primeira fase do vestibular.

Região Sul

36.Universidade Federal do Rio Grande (Furg): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.

37.Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.

38.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.

39.Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).

40.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.

41.Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

42.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.


Leia também:

* Correção comentada da prova do Enem 2009

Divulgação: Último Segundo, 28/01 - 00:26 - iG São Paulo

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Haiti no Presente.... Martinica no Passado?

Martinica

Este artigo, escrito logo após a grande erupção vulcânica de Maio de 1902 no porto de St. Pierre, na ilha da Martinica, reflete o interesse de Rosa Luxemburgo pelos acontecimentos fora da Europa e a sua fervente oposição ao colonialismo europeu. Com o desastre no Haiti ele ganha novo relevo e atualiadade. Talvez esse momento de devastação geral mostre uma verdade importante. Muitos países estão se mobilizando para "ajudar" o Haiti: mas onde estava a ajuda enquanto metade da população vive com cerca de US$ 1 dólar por dia e 80% é considerda pobre? Onde está a ameaça Real, no Afeganistão ou no Haiti?
Rosa Luxemburgo
Montanhas de ruínas fumarentas, pilhas de cadáveres mutilados, um fumegante mar de fogo para onde quer que nos voltemos, lama e cinzas — isto é tudo o que resta da cidade florescente que se encarapitava no terreno rochoso do vulcão tal como um pássaro deglutido. Por algum tempo o gigante colérico foi ouvido a rugir e a enraivecer-se contra esta presunção humana, a arrogância cega dos anões de duas pernas. Com bondade mesmo na sua ira, um verdadeiro gigante, ele advertiu as imprudentes criaturas que rastejavam aos seus pés. Ele expeliu fumo, vomitou nuvens ardentes, no seu peito havia tempestuosas e ferventes explosões como descargas de rifle e trovejar de canhões. Mas os deuses da terra, aqueles que ordenam o destino humano, ali permaneceram com fé inabalável — na sua própria sapiência.

Em 7 de Maio, a comissão despachada pelo governo anunciou ao ansioso povo de St. Pierre que estava tudo em ordem no céu e sobre a terra. Está tudo em ordem, não há motivo para alarme! — como disseram na véspera do Juramento do Palácio nos salões intoxicados pela dança de Luís XVI, enquanto na cratera do vulcão revolucionário a lava ardente estava a acumular-se para a temível erupção. Tudo está em ordem, em paz e em tranquilidade por toda a parte! — como disseram em Viena e Berlim na véspera da erupção de Março cinquenta anos atrás. [1] O velho e sofrido titã da Martinica não prestou atenção aos relatórios da honrada comissão: depois de o povo ter sido acalmado pelo governador no dia 7, ele entrou em erupção nas primeiras horas do dia 8 e nuns poucos minutos enterrou o governador, a comissão, o povo, casas, ruas e navios sob as ardentes exalações do seu coração indignado.

O trabalho foi radicalmente completo. Quarenta mil vidas humanas ceifadas, um punhado de refugiados tementes resgatados — o velho gigante pode rugir e borbulhar em paz, ele mostrou o seu poder, ele vingou-se terrivelmente do desprezo para com o seu poder primitivo.

E agora, chega às ruínas da cidade aniquilada na Martinica um novo hóspede, desconhecido, nunca antes visto — o ser humano. Nem deuses e servos, nem negros e brancos, nem ricos e pobres, nem donos de plantações e escravos assalariados — seres humanos surgiram sobre a pequena ilha destruída, seres humanos que apenas sentem o sofrimento e vêem apenas o desastre, que querem apenas ajudar e socorrer. O velho Monte Pelee operou um milagre! Estão esquecidos os dias de Fashoda,
[2] esquecido o conflito sobre Cuba, esquecida "la Revanche" — os franceses e os ingleses, o czar e o Senado de Washington, a Alemanha e a Holanda doam dinheiro, enviam telegramas, estendem a mão da ajuda. Uma fraternidade de povos contra o ódio incendiário da natureza, uma ressurreição do humanismo sobre as ruínas da cultura humana. O preço do redespertar da sua humanidade foi alto, mas o trovejante Monte Pelee teve voz para alcançar os seus ouvidos.

A França chora sobre os quarenta mil corpos da pequena ilha, e o mundo inteiro precipita-se para secar as lágrimas da República Mãe. Mas como se passava isto séculos atrás, quando a França derramava sangue em torrentes pelas Antilhas Menores e Maiores? No mar da costa leste da África jaz uma ilha vulcânica — Madagascar: cinquenta anos atrás vimos ali a desconsolada República, que hoje chora pelos seus filhos perdidos, como ela subjugou o obstinado povo nativo sob sua canga através das cadeias e da espada. Nenhum vulcão abriu ali a sua cratera: as bocas dos canhões franceses vomitaram morte e aniquilação. A artilharia francesa varreu com o fogo milhares de vidas humanas florescentes da face da terra até que um povo livre ficasse prostrado no chão, até que a rainha escura dos "selvagens" fosse arrastada como um trofeu pela "Cidade Luz".

Na costa asiática, lavada pelas ondas do oceano, ficam as sorridentes Filipinas. Seis anos atrás vimos os bondosos ianques e o Senado de Washington a trabalharem ali.
[3] Não há montanhas a vomitarem fogo naquele lugar — lá, rifles americanos ceifaram vidas humanas aos montes; o cartel do açúcar do Senado hoje envia dólares dourados para a Martinica, milhares de milhares, para trazer a vida de volta a partir das ruínas, envia canhões e mais canhões, vasos de guerra e mais vasos de guerra, milhões e mais milhões de dólares dourados a Cuba, para semear morte e devastação.

Ontem, hoje, lá longe no distante sul da África, onde há apenas uns poucos anos um pequeno povo tranquilo vivia do seu trabalho e em paz, vimos como o inglês provoca o caos, estes mesmos ingleses que na Martinica salvam as mães, os seus filhos: ali nós os vimos marcar corpos humanos, sobre corpos de crianças com botas brutais de soldados, chapinhando em lagos de sangue, morte e miséria.

Ah, e os russos, a resgatarem, a ajudarem, o lacrimoso czar de todos os russos — um velho conhecido! Nós o vimos nas baterias de Praga, nos polacos calorosos, o sangue fluiu em jorros e tornou o céu vermelho com o seu vapor.
[4] Mas isto foi antigamente. Não! Agora, a apenas umas poucas semanas, vimos bondosos russos nas suas estradas empoeiradas, em aldeias russas arruinadas, em pleno acordo com multidões ásperas, desenfreadamente agitadas e resmungonas, mujiques caídos por terra a arfarem, sangue vermelho camponês misturados com o pó da estrada. Eles devem morrer, eles devem cair porque os seus corpos redobram-se com fome, porque eles clamaram por pão, por pão!

E também a vimos, Oh Mãe República, lavada em lágrimas. Foi em 23 de Maio de 1871: o glorioso sol da primavera brilhava sobre Paris, milhares de pálidos seres humanos em roupas de trabalho apertados de pé, todos juntos, nas ruas, no pátio da prisão, corpo com corpo e cabeça com cabeça; atrave´s de buracos nas paredes, metralhadoras a avançarem os seus focinhos sedentos de sangue. Nenhum vulcão entrou em erupção, nenhuma corrente de lava derramou-se. Os seus canhões, Mãe República, foram virados contra a multidão duramente apertada, jorros de sofrimento rasgaram os ares — mais de vinte mil cadáveres cobriram os calçamentos de Paris!
[5]

E todos vocês — sejam franceses e ingleses, russos e alemães, italianos e americanos — foram vistos todos juntos uma vez antes do acordo fraternal, unidos na grande liga das nações, a ajudarem e a guiarem uns aos outros: foi na China. Ali vocês também esqueceram todas as querelas internos, ali também fizeram uma paz do povos — para o assassínio em comum e o atear do fogo. Ah, como aquelas tranças de rabicho caem aos molhos diante das suas balas, como um campo de trigo maduro açoitado pelo granizo! Ah, como as mulheres chorosas afundadas na água, com os seus mortos nos braços frios, a fugirem das torturas dos vossos abraços ardentes!

E agora todos eles voltaram-se para a Martinica, todos com um só coração e um só pensamento, mais uma vez; eles ajudam, resgatam, secam as lágrimas e amaldiçoam o vulcão que descarrega destruição. Monte Pelee, grande gigante bondoso, você pode rir; você pode olhar com desprezo para a abominação destes assassinos benévolos, para estes carnívoros lacrimejantes, para estas bestas vestidas com roupas de samaritano. Mas chegará o dia em que um outro vulcão levantará a sua voz de trovão: um trovão que está a ferver e a borbulhar, quer você precise disto ou não, e varrerá toda a cultura hipócrita e respigante de sangue da face da terra. E só sobre as suas ruínas as nações ficarão reunidas em verdadeira humanidade, a qual não conhecerá senão um inimigo mortal — a natureza cega e mortal.
_______
Notas
1- Referência ao estalar das revoluções de 1848 na Europa.
2- Em 1898 a França e a Inglaterra quase foram à guerra devido a um conflito em Fashoda, no Sudão.
3- Referência à Guerra Hispano-Americana de 1898, na qual os Estados Unidos tomaram posse das Filipinas e de Cuba. Isto verificou-se quatro anos antes e não seis.
4- “Os baluartes de Praga" referem-se a um massacre do exército russo contra um levantamento polaco em Praga, um subúrbio de Varsóvia, em 1831.
5- Referência à brutal supressão da Comuna de Paris de 1871, na qual milhares de revolucionários foram massacrados pelas forças do governo francês.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Até 22/01/2010 - Faetec: inscrições para cadastro reserva de professores, pedagogos e instrutores.

FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica - Inscrições abertas para cadastro reserva de professor -

O cadastro poderá ser realizado exclusivamente pelo site da Fundação de Apoio à Escola Técnica - http://www.faetec.rj.gov.br/ , por meio de preenchimento da ficha de inscrição - de 5 a 22 de janeiro de 2010, até as 18h

A remuneração mensal varia de R$ 810,43, que é para professor Faetec I 20 horas; até R$ 2.979,89, para professor do Instituto Superior Doutor 40 (quarenta) horas.

Os pedagogos receberão R$ 1.620,00 e os instrutores, que têm que ter o ensino médio completo, R$ 1.157,76.

Fonte: FAETEC

Menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está no ensino médio, revela Ipea

Divulgação: Agência Brasil, 19/01 - 16:52 - Agência Brasil

Menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio, etapa de ensino adequada para esta faixa etária, e apenas 13% dos jovens de 18 a 24 anos frequentavam o ensino superior em 2007. Esses são alguns destaques da pesquisa Juventude e Políticas Sociais no Brasil, lançado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

* Brasil "chegou tarde" nas políticas para a juventude, diz presidente do Ipea
* Unesco: Brasil avança na educação, mas segue em posição intermediária

Para o diretor de estudos e políticas sociais do instituto, Jorge Abrahão, a educação é vista pelos jovens como uma força positiva. “Os jovens entendem a educação como um caminho para melhorar a vida. Mas o jovem enfrenta no processo de escolarização problemas de desigualdades de oportunidades”, aponta.

A cor, o nível de renda e o local onde mora o jovem interfere nas oportunidades de acesso. Em 2007, 57% dos brasileiros de 15 a 17 anos que residiam em áreas metropolitanas frequentavam o ensino médio, contra pouco menos de 31% no meio rural.

Abrahão destaca que o jovem ainda se divide entre os estudos e o mercado de trabalho e aqueles que conseguem frequentar a escola precisam lidar ainda com o problema da baixa qualidade do ensino. “A escola ainda está fundamentada em uma estrutura antiquada, o que torna para o jovem pouco atraente aquele período em que ele se mantém na escola”, diz.

Leia matéria completa, clicando AQUI

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Coração, cabeça e pulmão: dica de férias !


TRILHA DAS PRAIAS DE GUARATIBA

Em Barra de Guaratiba, a oeste da cidade do Rio de Janeiro, estão localizadas as praias menos freqüentadas da cidade. Essas praias podem ser avistadas da Praia de Grumari, porém, somente podem ser alcançadas por trilhas a oeste da cadeia de montanhas da Pedra Branca. As praias são localizadas dentro de uma APA: Área de Proteção Ambiental, onde tem um bonito projeto de Reflorestamento com árvores nativas da Mata Atlântica.

A trilha tem início em Barra de Guaratiba com duração de, aproximadamente, 50 minutos até a Praia do Perigoso. Deste ponto é possível estender a caminhada e atingir o topo da Pedra da Tartaruga. A Praia do Meio está a 120 minutos de caminhada de Barra de Guaratiba e a 45 minutos da Praia do Perigoso. Esta praia tem 200 metros de extensão de areia e está mais afastada da praia de maior concentração de pessoas, a Praia do Perigoso.







terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A economia política da diferença. Aristóteles de Paula Berino



Admitindo o caráter formativo da escola e o alcance político do currículo, o autor discute o propósito de uma ordem urbana regulada através da condução do ato de assumir uma identidade. A análise concentra-se no discurso de identificação e reforço das identidades e nas práticas e atividades sugeridas nos materiais pedagógicos apresentados pela Secretaria Municipal de Educação. Acreditamos que o estudo presente neste livro interesse não apenas aos educadores, mas a todos que, no campo das Ciências Sociais em geral, desejam ampliar o debate sobre as diferenças culturais na sociedade brasileira e as políticas identitárias promovidas pelo estado

Divulgação: Livraria Resposta

Clique AQUI e leia a resenha completa do livro.

Aristóteles de Paula Berino nasceu no Rio de Janeiro em 1965. Licenciado em História pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do Deartamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, em Nova Iguaçu. Pesquisador do grupo Estudos Culturais em Educação, do IM/UFRRJ e IART/UERJ.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tragédia anunciada II

Tragédia anunciada.

Viver a Vida e a insensibilidade dos anjos.


O plantão de reportagens da Rede Globo anunciava a todo o instante as tristes notícias da tragédia em Angra dos Reis: vários colégios da cidade acolhendo as quase mil pessoas entre desabrigados e desalojados; velório coletivo das, até então, 33 vítimas; desaparecimento, por completo, de diversas casas em um condomínio na Ilha Grande; casas inundadas em diversos bairros, com intensidade no afastado Perequê, com as famílias perdendo todos os seus pertences.
Isto tudo nos deixou entristecidos e abalados, principalmente, porque vivemos durante 10 anos naquela comunidade e alguns amigos nossos, moradores na região, estão com suas casas cheias dágua.
Quando eu, minha mulher e filhos deixamos Angra, há alguns anos, havíamos passado por algo parecido e o poder público tinha se comprometido a fazer o impossível para que a tragédia não se repetisse. Uma soma vultosa de dinheiro fora, na ocasião, doada pelo governo federal, para aplicar em obras de contenção, no assoreamento de diversos rios e na construção de casas para receber as famílias que perderam tudo, além de ajuda aos órfãos e viúvas, junto a um aporte substancial do governo do Estado.
Voltamos para o Rio, acreditamos que a tragédia não mais se repetiria, a despeito das fortes chuvas, que sempre ocorreram naquela região nesta época do ano e que, certamente, continuariam acontecendo e que, nossos amigos que continuaram morando na localidade, não mais passariam por algo semelhante.
Ledo engano o nosso... Mais uma vez os governantes se esgueiram por trás das forças da natureza. De novo, a mesma retórica das construções irregulares em áreas de risco. Repetem-se as cenas dos acidentes naturais contra os quais nada se pode fazer.
Que haja desvio ou malversação de verbas públicas destinadas a evitar tais desastres, compreendo perfeitamente, porque é inerente aos cargos, hoje eletivos, o continuísmo deste tipo de ação que remonta ao Brasil colônia: temos tradição em desonestidade !
Agora, o que mais me chocou, além de tudo isto, foi a insensibilidade desta mesma emissora ao colocar no ar o programa da Angélica – Estrelas - gravado exatamente em Angra dos Reis, com quadros que mediavam entre aulas de remo em canoa da Polinésia e receitas italianas de salada com frutos do mar. Foi de estremecer a alma de qualquer ateu a seleção de imagens expressando a beleza paradisíaca das ilhas do litoral angrense, compondo o cenário para as entrevistas com atores falando de suas viagens internacionais, contrastando com o envio de corpos ao IML do Rio de Janeiro, com o movimento das retro-escavadeiras , com as ações das equipes de resgate e com os latidos dos cães farejadores, ao encontrar mais um corpo soterrado entre os destroços. Lembrou-me o quadro de Münch, “O Grito
Que o programa já havia sido gravado, acredito que sim. Mas, uma emissora como a Rede Globo não tem como administrar este tipo de eventualidade, se assim quisermos aceitar o ocorrido,, optando por outra programação?
Parece-me, que “Viver a Vida”, nos padrões globais, deve se distanciar da programação piegas tipo Gugu, que explora imagens piedosas de crianças cegas recebendo casas equipadas com moderna tecnologia, optando por cultivar a insensibilidade desumana e atroz.
Enredo pra Manoel Carlos ? Jamais porque, na Globo, tragédia não dá ibope. O Globo repórter tem que continuar falando dos lagartos gigantes das ilhas do Pacífico ou da exuberância das flores do cerrado. Mas será que, neste espaço midiático milionário não cabe um pouco de ética ou respeito à dor alheia, além do lucro com os anunciantes e patrocinadores ?
E olha que, no caso de Angélica, trata-se de uma apresentadora, cuja ideologia diz respeitar a todos os seres, detentora de uma imagem que já pertence ao imaginário de toda uma geração, que cresceu assistindo aos seus programas infantis.
Expresso, desta forma, nossas condolências e solidariedade aos nossos amigos angrenses, assim como o desejo de que suas dores sejam confortadas por nossa terna lembrança e pensamentos voltados aos anjos que ainda não perderam a sensibilidade.

Julio Cesar Roitberg

Leia:Tragédia expõe fratura entre ricos e pobres em Angra dos Reis

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

São demais os perigos desta mídia, pra quem não tem pudor...

Após as felicitações de ano novo de dois garis no Jornal da Band, Boris Casoy, âncora do telejornal, ofende os profissionais ao se referir a eles como "lixeiros" e afirmar que aquele é o "mais baixo na escala de trabalho".


Divulgação: Euler Oliveira Cardoso, em 01/01/1010

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)