sábado, 28 de fevereiro de 2009

PARABÉNS, RIO!!!! AQUELE ABRAÇO!!!


"Rio 40 graus

Cidade maravilha

Purgatório da beleza e do caos."

 

Rio, muitos RIOS  em uma única cidade

Tudo se mistura, se confunde ...

Rio de altos e baixos, de mar, de verde,

de sol e de céu azul.

Do mar de Ipanema, do Leme ao Pontal...

Da Rocinha, do samba, de todos os ritmos

Do medo, da desigualdade,

da alegria e da solidariedade.

Das cores, do calor, das praias, dos modismos,

do (des)governo e  do abandono

Do choque de ordem ou será desordem?(!)

Rio que a tudo resiste,

Pois quando em seus incomparáveis dias de sol

Nos pegamos a contemplar suas infinitas belezas naturais,

nada mais é lembrado,

tudo se torna  mínimo, comparado a ti!

Rio dos cariocas ( do Rio e de todos os cantos  do Brasil)

irreverentes, alegres, otimistas...

Da minha Portela, do meu Flamengo.

Rio, que  adotei como  minha cidade...

Rio que me tornou carioca de coração e por opção!

Mais um ano em tua geografia sinuosa, 

em tua  história , 

de momentos alegres  e  tristes,

de paixões , de emoções...

Que me faz  agradecer por aqui estar.

Que me faz mais e mais, para sempre te amar!!!!

(Minha homenagem pelos seus 444 anos de vida, resistindo  bravamente, sempre maravilhosa !!!)



 

O fotojornalismo de A a Z – uma exposição necessária

André AZ



Sabe aquela sensação de ausência que de vez em quando bate na gente quando vê alguma coisa, ou passa por determinada situação e não consegue atinar nos porquês. Pois está sendo assim, exatamente no dia do meu aniversário de mais de meio século, com a despedida do AZ, o André AZ - fotógrafo de O DIA.

De tanto usar suas imagens pra exemplificar minhas aulas, é como se ele fosse amigo íntimo, companheiro de copo. Seu olhar marcava a diferença entre o fotógrafo do fotojornalista, a tal ponto de Carlos Mesquita, editor de seu material, afirmar que “muitos são fotógrafos. André Alexandre Azevedo sempre foi fotojornalista”. “Uma pessoa do bem, iluminada em todos os sentidos. Um ser humano no sentido amplo da palavra”, disse seu colega de profissão Alessandro Costa.

Uma de suas imagens fora recentemente utilizada por mim no slideshow deste blog (Cartão Postal), sobre a violência que tira o direito de nossos alunos estudar e de nossos colegas trabalharem, colhida no “Protesto na Praia de Copacabana: cruzes para lembrar 3 mil mortos, uma de suas contribuições cobrando atitudes do poder público, junto com a ONG Rio de paz, em ago. 2007.

Outras fotos suas merecem, no mínimo, uma exposição pública, como a cobertura do pânico na Linha Vermelha, com famílias se protegendo do tiroteio no Timbau, ou, ainda, a chegada dos militares à Cidade de Deus, com uma imagem impressionante de uma mulher atravessando a rua apressada, com uma criança, na frente de um veículo blindado, disponíveis na internet.

Apenas uma bala,

No dia 25, próximo à favela Parque União, em Benfica, o assassino precisou de apenas um tiro, a longa distância. Apenas uma bala, dentre tantos tiroteios a que André AZ presenciou, fotografou e vivenciou na qualidade de fotojornalista e cidadão à mercê da violência que não escolhe suas vítimas, roubando vidas, tanto de pessoas comuns e de talentos que fazem de seu ofício bem mais que uma profissão: uma marca registrada de um autêntico produto artístico.

Que as Academias e Clubes de Fotógrafos não deixem passar em preto e em branco esta vida de uma tonalidade marcante, com uma justa homenagem !

Ajude seu filho a usar bem a internet - IG Delas

Este artigo nos interessa, não só como professores, mas, principalmente, enquanto pais.

Uma em cada 25 crianças já recebeu convites sexuais de amigos feitos pelo computador. Saiba o que fazer para que esse e outros perigos não rondem a sua casa.

Veja em matéria publicada pelo IG Delas a opinião de especialistas sobre o assunto, bem como dicas de como agir e orientar seus filhos.

Clique aqui para fazer download da matéria completa.
Direitos Autorais Reservados
Publicado: PPP Advogados

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Cartão postal

Turismo para os alunos

Pra gente ter um alento ao vislumbrar a possibilidade de viagens para conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, com direito a estada em um confortável albergue...


COM QUE ROUPA ?

Pensando em Noel, será que iremos com traje a passeio ? As bermudas serão permitidas ?

Já que estamos em ritmo de Carnaval, nada melhor do que um texto motivador "Turismo para os alunos", publicado em O DIA, 20/02/2009.

Então, entre uma escola de samba e outra, leiam e reflitam. Mas não se esqueçam de torcer pela minha querida Portela !!!

Projeto vai transformar escolas estaduais em albergues para receber estudantes de outras cidades nos fins de semana
Carol Medeiros

Rio - Alunos da rede estadual vão colocar o pé na estrada. Um projeto da Secretaria de Educação, batizado de Turismo na Escola, vai transformar algumas unidades em verdadeiros albergues nos fins de semana. Na etapa inicial do programa, que começa na segunda quinzena de março, um colégio na capital e em outras cinco cidades fluminenses serão adaptados para receber os hóspedes. Pelo menos duas salas de aula em cada escola ganharão beliches e a cozinha ficará preparada para oferecer as refeições, incluindo o café da manhã.

As turmas viajarão sempre acompanhadas de dois professores. Meninos e meninas dormirão em alojamentos separados. A intenção é promover intercâmbio, dando aos alunos da rede a oportunidade de conhecer o interior e a capital do estado. “Os passeios serão sempre orientados com o propósito de agregar conhecimento aos jovens. Eles terão programação cultural e vão conhecer os principais pontos turísticos de cada município visitado”, explicou o governador Sérgio Cabral.

Segundo o subsecretário de Gestão de Recursos e Infra-Estrutura, Júlio Da Hora, a secretaria dará preferência aos Cieps por terem mais estrutura e espaço para a adaptação. “Eles chegarão sexta-feira à tarde e só voltarão no domingo. O passeio será totalmente gratuito, inclusive a alimentação e o deslocamento”, afirmou.

REFORMA EM NITERÓI

O anúncio foi feito ontem por Cabral durante a inauguração da reforma do Colégio Estadual Conselheiro Josino, no Fonseca, Niterói, que contou com a presença do prefeito Jorge Roberto Silveira. As obras, que começaram em janeiro de 2008, custaram R$ 515 mil. Foram refeitos fachada, telhado, cozinha e refeitório, e criado acesso para portadores de necessidades especiais, que ganharam banheiros adequados.
Laboratório climatizado com 22 computadores também foi construído, mas as salas de aula ainda não ganharam aparelhos de ar condicionado. Segundo o governador, eles devem chegar na escola, que tem 950 alunos, até o fim do primeiro semestre.
Fonte:
http://odia.terra.com.br/educacao/htm/turismo_para_os_alunos_231255.asp

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Posição dos Professores do C. E. Barão do Rio Branco

Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2009.

Secretária Estadual de Educação Tereza Porto
c/c Professora Célia Quaresma

Conforme compromisso acordado com a Professora Célia Quaresma, em reunião na SEEDUC no dia 26/01/2009, os Profissionais de Educação do C. E. Barão do Rio Branco reunidos na reapresentação docente do dia 02/02/2009 avaliaram a inesperada mudança ocorrida na sua direção geral no meio das férias letivas de janeiro e decidiram considerar o seguinte:
Consideramos, com expressa unanimidade, que o Professor Odilon da Cunha e Silva, matrícula 194.121-0, deve ter plena garantia dos seus direitos de defesa que inclusive implica na possível reconsideração imediata da sua dispensa visto que as denuncias ditas "confirmadas" motivadoras da mesma podem muito bem ser apuradas plenamente por uma sindicância com o respectivo professor em exercício na direção escolar. Os problemas denunciados que tiveram “confirmação” pelas visitas da SEEDUC seriam os seguintes: descumprimento do calendário letivo na questão da recuperação paralela, eventual ausência da oferta de merenda escolar e falta de cobrança precisa na pontualidade/assiduidade dos profissionais da escola segundo declarações da Professora Célia Quaresma na reunião supracitada. Quando ela foi questionada sobre a possibilidade de existência, neste momento, de alguma “confirmação” relativa a qualquer hipotética denuncia de desvio de verbas ou recursos públicos da escola por parte do diretor geral agora afastado a sua resposta foi negativa.
Entendemos que qualquer denuncia sobre um servidor do C. E. Barão do Rio Branco que a SEEDUC receba, e avalie ser fundamentada o suficiente, não apenas pode como deve ser apurada rigorosamente. O que estranhamos é que as sindicâncias, ordinariamente, são realizadas sem qualquer afastamento preliminar da função e não percebemos a razão para que uma dispensa funcional imediata tenha ocorrido neste caso. Assim sendo solicitamos a premente reconsideração do afastamento do professor da sua função de diretor geral ou, na formalização de impossibilidade legal desta volta, a explicita garantia do seu retorno, imediatamente, ao final da sindicância caso a mesma não consiga comprovar tanto sua plena responsabilidade como a gravidade dos problemas denunciados da sua gestão. Manifestamos aqui nossa profunda insatisfação contra atitude da SEEDUC de primeiro afastar o referido servidor de sua função para depois investigar, formalmente, a sua conduta. É uma inversão absurda da lógica legal ao presumir a “culpa”, e já aplicar uma “penalidade”, para depois abrir o espaço formal para que o dito “culpado” tente comprovar a sua inocência.
Consideramos, finalmente, que na impossibilidade do retorno imediato do Professor Odilon da Cunha e Silva a direção geral do C. E. Barão do Rio Branco que a mesma deve ser mantida com a já designada Professora Márcia Fátima, matricula 243.757-2, até que os supostos problemas da gestão do Professor Odilon da Cunha e Silva sejam avaliados completamente e o seu resultado conhecido. Em anexo está a cópia da ata de presença da reunião de reapresentação docente de 02/02/2009.

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)