tag:blogger.com,1999:blog-1653879399374415345.post7600944671321552786..comments2023-03-20T00:26:31.059-07:00Comments on Amigos do Barão, ano IV: No meio do caminho, tinha um professor.Correndo aos 60http://www.blogger.com/profile/10806998353863473284noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-1653879399374415345.post-1150119621851997122008-11-04T21:46:00.000-08:002008-11-04T21:46:00.000-08:00São palavras do professor José Carlos Libâneo, na ...São palavras do professor José Carlos Libâneo, na obra de referência "Didática", que merecem, no mínimo, uma parada para reflexão:.<BR/><BR/>“Uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelo professor é o que se costuma chamar de “controle da disciplina”. Dizendo assim, dá a impressão de que existe uma chave milagrosa que o professor manipula para manter a disciplina. Não é assim. A disciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da prática docente, ou seja, à autoridade profissional, moral e técnica do professor. Quanto maior a autoridade do professor (no sentido que mencionamos), mais os alunos darão valor às suas exigências.<BR/><BR/>A autoridade profissional se manifesta no domínio da matéria que ensina e dos métodos e procedimentos de ensino, no tato em lidar com a classe e com as diferenças individuais, na capacidade de controlar e avaliar o trabalho dos alunos e o trabalho docente.<BR/><BR/>A autoridade moral é o conjunto das qualidades de personalidade do professor: sua dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça, traços de caráter.<BR/><BR/>A autoridade técnica constitui o conjunto de capacidades, habilidades e hábitos pedagógico-didáticos necessários para dirigir com eficácia a transmissão e assimilação de conhecimentos aos alunos. A autoridade técnica se manifesta na capacidade de empregar com segurança os princípios didáticos e o método didático da matéria, de modo que os alunos compreendam e assimilem os conteúdos das matérias e sua relação coma a atividade humana e social, apliquem os conhecimentos na prática e desenvolvam capacidades e habilidades de pensarem por si próprio. Um professor competente se preocupa em dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo.”<BR/>(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez, SP, 2007, págs. 252 e 253)Correndo aos 60https://www.blogger.com/profile/10806998353863473284noreply@blogger.com