terça-feira, 27 de novembro de 2012

4ª Semana da Consciência Negra



sábado, 24 de novembro de 2012

CONVITE PLENÁRIA COMUNITÁRIA DE SANTA CRUZ E REGIÃO DA ZONA OESTE EM 01/12/2012

A Companhia Siderúrgica do Atlântico – TKCSA – está à venda. Você está sabendo?  Como vão ficar os trabalhadores? Como vão ficar os moradores do entorno da empresa que sofrem na pele a poluição que ela gera?
No último dia 26/10 mais uma “chuva de prata” produziu tremendos danos àquela comunidade da reta da João XXIII. A imprensa muito falou sobre o evento e mais uma vez a empresa foi multada e autoridades afirmaram que a siderúrgica corria o risco de ser “fechada”.  A direção da TKCSA mais uma vez não convenceu com as desculpas dadas a mais esse “acidente”.
 Você acha que as autoridades vão mesmo fechar a empresa que não cumpre a legislação brasileira desde que começou a ser instalada? Uma empresa que até hoje funciona sem licença para operar? Acredita que a empresa vai resolver o problema da poluição que gera permanentemente?
 Será que a TKCSA não poderia ser transformada em outra coisa que não uma siderúrgica? Passar de um polo industrial para um polo de conhecimento e tecnologia, por exemplo? Sem que os trabalhadores percam seus empregos?
 Você já pensou sobre isso? Para saber o que está acontecendo com o processo de venda da TKCSA e que alternativas podem ser pensadas e construídas estará sendo realizada uma Plenária de Representantes Sociais da Comunidade de Santa Cruz e Zona Oeste no dia 01/12 – 10h em diante no auditório da Faculdade Machado de Assis – FAMA na Praça Marques de Herval no centro de Santa Cruz.
 São convidados representações de Associações, Sindicatos, Organizações Populares, Partidos Políticos, Trabalhadores e Moradores da Região que estejam interessad@s discutir e construir juntos e juntas estratégias para que essa venda não signifique mais danos à população de Santa Cruz, do entorno da Baía de Sepetiba e para o Rio de Janeiro como um todo.  
Venha defender sua saúde e de toda a sua comunidade. Entendemos que somente com a organização coletiva de diferentes setores do movimento social podemos pressionar para que a venda da TKCSA seja uma oportunidade que se abre para que ela seja  substituída por uma melhor e mais justa utilização do espaço ocupado atualmente. Propomos para avaliação de todas/os um Campus Universitário Eco Tecnológico que conjugue parque recreativo/reserva ambiental da parte do litoral da Baia de Sepetiba, Faculdades Públicas de Agricultura, Pesca, Indústria e Turismo modelares bem como conjuntos residenciais para estudantes como substitutos da CSA? Quanto vai custar? Muito menos do que custou até agora os “incentivos/isenções” do governo a CSA.      
Venha expressar suas ideias!!! Santa cruz a e baía de Sepetiba merecem um futuro melhor!
SEPE/REGIONAL IX,       
Sergio Paulo Aurnheimer Filho

Paulo Freire

"Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica."

(Pedagogia da autonomia)